Resumo

Título do Artigo

O IMPACTO DA COVID-19 NO COMPORTAMENTO DE COMPRA ONLINE
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Palavras Chave

COVID-19
Comportamento de compra online
Modelo TAM

Área

Marketing

Tema

Influência do COVID no Marketing

Autores

Nome
1 - João Coelho Soares
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm)
2 - Joao Henriques de Sousa Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm)
3 - Weverson Soares Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - PPGA - NICO
4 - Lenoir Hoeckesfeld
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu

Reumo

O crescente número de usuários da internet em todo o mundo – mais de 4,5 bilhões de pessoas, segundo Kemp (2020) – acentua sua importância nos diversos aspectos da sociedade, transformando-a não apenas em uma relevante ferramenta de comunicação social, como também, por exemplo, em uma plataforma de suporte para criação e expansão de negócios, com o e-commerce. Em paralelo, a descoberta de um novo coronavírus e a pandemia da COVID-19 em 2020 afetou a vida diária de todos (Kim, 2020) e trouxe consequências diretas e indiretas para a saúde e segurança pública, educação, logística e economia.
As medidas de restrição social adotadas por países de todo o mundo, na tentativa de conter o número de contaminações, refletiu em um aumento considerável no tempo em atividade digital das pessoas (Kemp. 2020) e, expostos a uma maior quantidade de apelos publicitários, tem-se observado uma adoção crescente das pessoas ao comércio online. Dessa forma, a presente pesquisa objetivou analisar a influência da pandemia da COVID-19 no comportamento de compra online.
Este estudo se fundamenta, basicamente, no modelo TAM (Technology Acceptance Model), que investiga os impactos da utilidade percebida e da facilidade de uso percebida nas atitudes em relação ao uso da internet, intenções comportamentais e uso real (Law et al., 2016). Como o modelo foi criado para explanar, de modo geral, os determinantes da aceitação da tecnologia computacional, o mesmo precisou sofrer algumas modificações e adaptações para ser utilizado nesta pesquisa. Para a construção do modelo deste estudo foram elaboradas sete hipóteses com base na literatura sobre o tema.
A fim de se atender ao objetivo proposto, a pesquisa empregou uma abordagem quantitativa, de caráter exploratória, com coleta de dados realizada entre os dias 15 e 21 de junho de 2020, via survey online através de um questionário de 24 itens criado e disponibilizado de forma virtual com o auxílio da ferramenta Google Forms, obtendo uma amostra final de 1052 respondentes válidos. Os dados coletados foram analisados via estatística descritiva e técnica de modelagem de equação estrutural Partial Least Squares, com o auxílio do software SmartPLS, versão 3.
Baseando-se nos dados desta amostra – predominantemente feminina (74,8%), solteira (62,5%), pós-graduada (50,5%) e de idade entre 25 a 31anos (35,6%) –, os resultados revelam uma influência significativa do risco percebido de ser infectado pelo COVID-19 ao comprar presencialmente em relação a utilidade percebida e a facilidade de compra online que, por sua vez, influenciam intenção de compra online. A intenção de compra online também influenciou positivamente a compra online. Tais achados estão, em grande parte, em harmonia com pesquisas anteriores.
Pode-se concluir que os achados deste estudo indicam que a pandemia da COVID-19 influencia no comportamento de compra online, uma vez que, neste momento, as pessoas temem serem infectadas em ambientes de varejo físicos e encontram no ambiente online a facilidade de poderem ter acesso à essa compra sem que precisem sair da comodidade de seus lares e se exporem ao risco. Ainda, constata-se que este momento de exposição maior às mídias digitais favorece o crescimento das compras online pois o consumidor que apresenta intenção de compra online muito provavelmente decide por realizar tal compra.
Kemp, S. (2020). Digital around the world in april 2020. We are Social. Disponível em: https://wearesocial.com/blog/2020/04/digital-around-the-world-in-april-2020. Kim, R. Y. (2020). The Impact of COVID-19 on Consumers: Preparing for Digital Sales. IEEE Engineering Management Review. Law, M., Kwok, R. C. W., & Ng, M. (2016). An extended online purchase intention model for middle-aged online users. Electronic Commerce Research and Applications, 20. 132-146.