Resumo

Título do Artigo

ABORDAGEM MULTICRITÉRIO NA SELEÇÃO DE FORNECEDORES SUSTENTÁVEIS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Seleção de fornecedor sustentável
Abordagem multicritério
Análise Bibliométrica

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Luciana Priscila Barros Cabral
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Academica de Admnistração
2 - Thiago José de Queiroz Jatobá
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Vanessa Batista Schramm
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Programa de Pós-Graduação em Administração
4 - Fernando Schramm
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Discussões sobre o desenvolvimento sustentável ganharam notoriedade nas últimas décadas e tem causado impacto nas formas de produção e consumo de bens e serviços. As organizações passaram a observar iniciativas sustentáveis pela ótica da competitividade do mercado, e começaram a transformam seus processos de compra a fim de alinhá-los aos objetivos sustentáveis, especificamente, no que diz respeito ao processo de seleção de fornecedores (Büyüközkan & Çifçi, 2012; El Mariouli & Abouabdellah, 2019).
Neste contexto, esta pesquisa busca responder o seguinte questionamento: Qual o estado da arte da produção acadêmica envolvendo a temática da abordagem multicritério e a seleção de fornecedores sustentáveis? Este estudo tem por objetivo mapear a produção científica relacionada a utilização de métodos multicritério nos processos de avaliação e seleção de fornecedores sustentáveis por meio da descrição das principais características acerca da temática.
Frente ao novo paradigma de desenvolvimento, as organizações têm buscado alternativas a fim de se manterem competitivas no mercado mundial. Assim, a função compras passou a ser considerada uma atividade estratégica e determinante de competitividade ao contribuir para a prática da sustentabilidade por meio da integração das dimensões do desenvolvimento sustentável nos processos de avaliação e seleção de fornecedores (Govindan et al., 2015).
As análises bibliométricas mostraram que apesar do crescimento das pesquisas relacionadas à temática, ainda são poucas as publicações, totalizando 68 artigos nos últimos 29 anos, em 37 revistas científicas e desenvolvidos por 175 autores. A revista com maior número de publicações é a Journal of Cleaner Production e também é a revista mais influente. As revistas com maior número de citação por artigo são Journal of Cleaner Production e Computers in Industry. As instituições mais influentes estão localizadas na China, Irã e Estados Unidos.
O estudo contribuiu para compreender o índice de desenvolvimento das publicações acerca da SSF com o uso de métodos multicritérios, assim como, os países mais influentes, os autores, e suas inter-relações. Percebe-se que o número de publicações identificadas é relativamente escasso, ao considerar a busca pelo desenvolvimento sustentável.
Büyüközkan, G., & Çifçi, G. (2012). Evaluation of the green supply chain management practices: a fuzzy ANP approach. Production Planning & Control, 23(6), 405-418. El Mariouli, O., & Abouabdellah, A. (2019). A new model of supplier’s selection for sustainable supply chain management. Advances in Science, Technology and Engineering Systems, 4(2), 251–259. https://doi.org/10.25046/aj040233 Govindan, K., Rajendran, S., Sarkis, J., Murugesan, P. (2015). Multi criteria decision making approaches for green supplier evaluation and selection: a literature review. Journal of Cleaner Production, 98 (1),