Resumo

Título do Artigo

Atividades Online de Comunicação e Lazer na Terceira Idade
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Palavras Chave

Idoso
Comportamento do Consumidor
Internet

Área

Marketing

Tema

Redes Sociais Mediadas, Ambientes e Dispositivos Digitais

Autores

Nome
1 - Flora Moritz da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - PPGAdm
2 - RUDIMAR ANTUNES DA ROCHA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências da Administração

Reumo

Das transformações que marcaram o Século XX, duas questões destacam-se nas últimas décadas: a ampliação da presença digital e o envelhecimento populacional. Sobre o uso da internet, no entanto, predominam estudos das faixas etárias antecedentes aos 60 anos, apesar de idosos serem a faixa proporcional que mais cresce no uso da internet (BITTENCOURT, 2019), e com grande potencial de crescimento. O Brasil tem vivido o envelhecimento populacional de forma mais acelerada que outros países da América Latina (CEPAL, 2018). Em 2020, se estima que somos quase 30 milhões de idosos (ALVES, 2019).
A internet e as mídias sociais servem ao lazer e à comunicação dos idosos brasileiros? Conhecer como a internet e as mídias sociais servem ao lazer e à comunicação dos idosos brasileiros. H1: Brasileiros idosos utilizam a internet e as mídias sociais digitais como forma de comunicação. H2: Brasileiros idosos usam a internet e as mídias sociais digitais como meio de lazer.
Fatores relacionados à idade influenciam as respostas dos consumidores mais velhos: envelhecimento biológico, psicológico e social, eventos e circunstâncias de vida (ZNIVA, WEITZL, 2016). Pensar numa dimensão tecnológica do comportamento do consumidor idoso implica conhecer seus hábitos, considerando sua diversidade. Brasileiros destacam-se no consumo de mídias sociais. As tecnologias da informação e comunicação (TICs) têm potencial para melhorar a qualidade de vida dos idosos e auxiliá-los em suas atividades cotidiana (SCHREURS; QUAN‐HAASE; MARTIN, 2017).
Levantamento quantitativo e descritivo, por meio de questionários online. Amostragem não probabilística do tipo “bola-de-neve”, com 387 respondentes de 60 anos ou mais. Questões baseadas nas atividades de comunicação e lazer indicadas na pesquisa Juventudes e Conexões. Direcionadas à frequência, analisadas em relação à distribuição, média e desvio-padrão considerando as escalas como intervalares. Dados coletados pelo Google Docs, repassados ao Excel, limpos e se analisou valores ausentes e valores não esperados. Após codificação o arquivo foi repassado ao SPPS v. 20. e analisados.
A comunicação por mensagens instantâneas é a atividade mais utilizada, seguida pela comunicação por e-mails e pela internet para criar e postar conteúdos em redes sociais. Cursos online já são realizadas com alta frequência por 15% dos respondentes, mas ainda têm grande potencial para crescimento. A internet para filmes, séries, televisão e música também é utilizada, mas apresenta espaço de crescimento deste mercado. Os idosos consomem muito menos games e utilizam menos o videogame para entrar na internet do que os jovens. A internet é pouco utilizada pelos idosos como fonte de renda.
A pesquisa visou conhecer um pouco sobre o comportamento digital deste público consumidor tão importante, mas ainda pouco pesquisado, comparado a outras faixas etárias. Percebe-se que os idosos brasileiros utilizam a internet e as mídias sociais digitais como forma de comunicação e lazer, sendo H1 e H2 plausíveis conforme as respostas da amostra. Ressalta-se a importância de ampliar o conhecimento de tal uso, para poder lançar produtos e serviços mais apropriados a esse mercado.
FUNDAÇÃO TELEFÔNICA VIVO; REDE CONHECIMENTO SOCIAL; IBOPE INTELIGÊNCIA. Juventudes e Conexões. 3.ed. São Paulo, 2019. MCKINSEY & COMPANY. Brazil Digital Report. 1 ed. abr., 2019. SCHREURS, K.; QUAN‐ HAASE, A.; MARTIN, K. The older adults digital literacy paradox: Aging, media discourse, and self-determination. Canadian Journal of Communication, v. 42, 2017. ZNIVA, Robert; WEITZL, Wolfgang. It’s not how old you are but how you are old: A review on aging and consumer behavior. Management Review Quarterly, [s.l.], v. 66, n. 4, p.267-297, dez. 2016.