Resumo

Título do Artigo

TIPOLOGIA DA EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA: UM ESTUDO MÚLTIPLO DE CASOS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

educação corporativa
tecnologias educacionais
learning and development

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Maria Zilda Castro Santos Welter
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Curitiba
2 - Bruno Henrique Rocha Fernandes
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Escola de Negócios

Reumo

Pressões por aumentar capacidade de aprendizado de seus quadros associada à disponibilidade tecnológica estabelecem um contexto que impulsionou a mudança da educação corporativa. Bersin (2020) ao analisar o fenômeno propõe um framework para explicar a transformação da educação corporativa combinando necessidades e ênfases organizacionais predominantes à tecnologia vigente em momentos históricos. O artigo parte deste framework, propondo uma tipologia de níveis de maturidade na educação corporativa tendo em vista as possibilidades trazidas pela transformação digital e avaliando seus resultados.
A tipologia proposta de níveis de maturidade na educação corporativa considera aspectos como formatos de instrução, método, usuários, sistemas, local do treinamento, objetivo e contexto tecnológico, bem como os resultados esperados e enfatizados em cada nível. A tipologia, seus componentes e resultados são utilizados para analisar uma situação empírica tendo por base três organizações com forte investimento histórico na educação corporativa. O presente estudo busca maior fundamentação acadêmica aos insights de Bersin e analisa também resultados das ações em organizações na educação corporativa
Na perspectiva teórica esse estudo se justifica pela necessidade de uma melhor compreensão da educação corporativa no contexto da transformação digital. Como sugere Strohmeier (2020), a própria expressão organização digital (digital organization) e administração de recursos humanos digital (digital human resource management ou e-HRM) carecem de melhor conceituação assim como a educação corporativa no contexto digital. O objetivo geral desta pesquisa foi entender como o uso de novas tecnologias educacionais influencia na educação corporativa e seus resultados
Para que o problema de pesquisa fosse respondido, foi realizado um estudo múltiplo de casos qualitativo, tendo como objeto de análise UCs. Escolheu-se este procedimento metodológico para diagnosticar o nível de maturidade da implantação de tecnologias na educação corporativa em diversas organizações ao longo do tempo. Foram investigadas três UCs, uma do setor industrial e duas do setor de serviços. O método aplicado para tratamento dos dados obtidos nas entrevistas foi análise de conteúdo (Bardin, 1977) com a utilização do software Atlas TI. Foram criados 52 códigos e 17 grupos de códigos.
A tipologia proposta revela poder explicativo em relação à evolução da educação corporativa, à medida que as organizações investigadas adotaram as práticas preconizadas em períodos próximos ao que o modelo propõe. Nos três casos pesquisados a incorporação tecnológica se deu com mais força nas áreas fins. Em alguns casos, fica patente que a complexidade tecnológica do setor e as pressões competitivas ditam as regras, em outros observou-se que os treinamentos técnicos nas áreas fins utilizavam mais recursos tecnológicos do que os treinamentos gerenciais ou administrativos da holding.
A tipologia proposta de maturidade permitiu situar o estágio da educação corporativa nas organizações estudadas, no que tange à incorporação de recursos tecnológicos e, numa perspectiva prática, poderá sinalizar próximos passos para uma implantação ainda mais efetiva. O tema torna-se mais premente face à necessidade de transformação digital, acelerada a partir da pandemia da COVID-19 em 2020.