Resumo

Título do Artigo

Sentido do trabalho e budismo: um panorama em estudos organizacionais
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Sentido do Trabalho
Budismo
Espiritualidade

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas

Autores

Nome
1 - YASMIN XAVIER DE ALBUQUERQUE
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Curitiba
2 - LILIANE CANOPF
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Pato Branco

Reumo

Este artigo pretende-se uma revisão integrativa, conforme proposto por Souza, Silva e Carvalho (2010), envolvendo dois eixos de pesquisa. Um eixo norteador é sentido do trabalho e o outro é budismo-religiosidade-espiritualidade. Analisou-se a produção de artigos acadêmicos no período de 2010-2019 no Brasil. O trabalho se desenvolve tendo como base os seis passos de uma revisão integrativa: elaboração da pergunta norteadora, amostragem da literatura, coleta de dados (formação de portfólio), análise crítica das publicações selecionadas, discussão dos resultados e apresentação da revisão.
A pergunta norteadora desta pesquisa é: Quais os trabalhos publicados no Brasil, nos últimos dez anos, relacionando sentido do trabalho com espiritualidade ou religiosidade ou budismo? A pergunta norteadora cumpre a função de problema de pesquisa e responde ao objetivo deste estudo que é analisar quais os pressupostos dos principais artigos sobre sentido do trabalho e budismo ou religiosidade ou espiritualidade, para traçar um panorama sobre o assunto e abrir caminho para pesquisas empíricas.
A amostragem na literatura faz parte de uma revisão integrativa, é responsável por construir o referencial teórico, ela corresponde à definição dos critérios de seleção e busca de material, que conferem confiabilidade e representatividade para a amostragem (SOUZA, SILVA e CARVALHO, 2010). Nesta pesquisa foram usadas combinações de palavras de busca e critérios de seleção, para criar um portfólio de publicações relacionadas ao tema, que além de informar qual tipo de pesquisas têm sido realizadas, oferece subsídios para outros apontamentos quanto a origem, epistemologia e áreas de publicações.
Identificou-se o eixo sentido do trabalho como uma área majoritariamente explorada por trabalhos da saúde, apesar de existirem publicações na área de negócios. Nesse eixo os estudos buscaram casos singulares em que se pode mapear a construção de sentido na atividade trabalho. Por outro lado, no eixo budismo-religiosidade-espiritualidade a maior concentração de publicações está nas áreas de negócios e administração, com discussões filiadas à perspectiva da gestão de pessoas e com olhar gerencial, são poucos os casos de publicações críticas ao tema.
Foi possível concluir que não existem estudos brasileiros em administração que tratem os dois eixos de pesquisa conjuntamente, de acordo com os critérios de busca especificados. Os trabalhos sobre sentido do trabalho e budismo-religiosidade-espiritualidade caminham em direções diferentes, o primeiro relacionando-se à saúde, com dimensão epistemológica aproximada à fenomenologia e a psicologia sócio-histórica. E o segundo concentrando-se na área de negócio, com dimensões epistemológicas mais próximas ao pragmatismo e funcionalismo.
SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), São Paulo. v. 8, n. 1, p. 102-106, Mar. 2010. STRACK, G.; ET AL. Spirituality and effective leadership in healthcare: Is there a combination? Frontiers of Health Services Management, v. 18, n. 4, p. 3-17, 2002.