Resumo

Título do Artigo

COMO A UTILIZAÇÃO DE BUSINESS ANALYTICS TEM AFETADO AS ESTRATÉGIAS DAS EMPRESAS?
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Palavras Chave

Business Analytics
Estratégia
Tomada de decisão

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Ciências de dados e Inteligência analítica

Autores

Nome
1 - Alan Priszculnik
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
2 - Daielly Melina Nassif Mantovani
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração

Reumo

As empresas estão cada vez mais indo em busca da realização de análises que buscam mostrar as oportunidades existentes para a empresa dentro do seu mercado. No contexto do Covid-19, em que as empresas foram obrigadas a acelerarem o processo de transformação digital, a utilização do analytics é uma ferramenta importante de diferenciação, pois contribui para identificar padrões de consumo e identificar ofertas personalizadas para cada cliente. Nota-se que a utilização de análises dos dados tem contribuído para mudanças nas estratégias por parte das empresas e que esse é um mercado emergente.
O uso de análise de dados (analytics) tem tido importância crescente nas organizações ao longo dos anos. Inicialmente as técnicas de análise de dados tinham como objetivo central apoiar a solução de problemas e tomada de decisão. Com os avanços na área de big data e machine learning, os algoritmos têm permitido análises cada vez mais sofisticadas e mudado a perspectiva de inteligência de negócios, que passa a ser orientada pelos dados .O presente trabalho discute como a utilização das técnicas do business analytics tem afetado a formulação das estratégias das empresas.
Business analytics é definida é como a capacidade das empresas de conseguirem detectar problemas, definirem preços que maximizam os seus resultados, conseguirem ter a menor utilização possível de recursos e também de identificarem clientes leais e rentáveis por meio da utilização de dados. Isto significa que as empresas que conseguem realizar boas análises, obtém uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes e conseguem antecipar os seus problemas. Pode ser considerado competência que consegue prover insights de negócios por meio do uso de tecnologias.
É um estudo exploratório-descritivo e qualitativo, sendo que os procedimentos de coleta de dados foram entrevistas que levantaram as percepções dos entrevistados sobre o tema. Foram realizadas sete entrevistas durante os meses de fevereiro e março de 2020, com quatro diferentes empresas e com profissionais das áreas de marketing, supply chain e finanças de diferentes cargos (analista, coordenador e gerente). Para realizar a mineração dos dados foi utilizado o software RStudio.
Foi possível perceber que o papel desempenhado pelo analytics na estratégia é o de uma melhor priorização dos focos que a empresa deve ter assim como a diminuição das intuições pessoais na formulação, buscando a utilização dos dados (aumento do entendimento sobre a situação atual da empresa). Isso contribuiu para que as estratégias tenham melhores resultados, já que estão focando nos pontos-chave para as companhias, contribuindo para uma maior geração de valor e criando uma nova vantagem frente aos seus concorrentes.
Conseguir compreender a importância do analytics é de fundamental relevância, uma vez que ele tem o papel para conseguir alterar definitivamente como acontecem as transações e planejamentos no mundo. Assim, o presente estudo buscou entender como ele consegue alterar as estratégias empresariais, qual é o ponto máximo de planejamento das empresas e os seus impactos.
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