Resumo

Título do Artigo

A INTENÇÃO DE PREVENÇÃO E DE GASTOS FUTUROS DURANTE A COVID-19: um estudo considerando a tomada de decisões sob risco
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Palavras Chave

Pandemia
Consumo
Intenção comportamental

Área

Marketing

Tema

Influência do COVID no Marketing

Autores

Nome
1 - André Francisco Alcântara Fagundes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN)
2 - Rejane Alexandrina Domingues Pereira do Prado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social - FACES
3 - MARCELO LUIZ DIAS DA SILVA GABRIEL
UNIVERSIDADE IBIRAPUERA (UNIB) - Programa de Mestrado Profissional em Administração
4 - Sérgio Luiz do Amaral Moretti
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - PPGA- FAGEN

Reumo

Em julho de 2020 o mundo contabilizava 14.765.256 casos da COVID-19, com 612.054 mortes (OMS, 2020). Esse fenômeno tem uma dimensão inédita, sendo, portanto, pouco estudado na academia. A COVID-19 representa um risco para a sociedade, não apenas em termos de saúde, mas também econômico e social. Portanto, as pessoas passam a tomar decisões, formar percepções e ter intenções considerando esse novo risco. Estudos demonstram que os indivíduos respondem aos riscos das mais variadas formas, e esse fato é influenciado por fatores, tais como nacionalidade, cultura, entre outros (CHO; LEE, 2015).
Este trabalho considerou o estudo de Cho e Lee (2015) para compreender a intenção das pessoas em se prevenir da COVID-19. Esses autores analisaram diferentes construtos – crença de autoeficácia, gravidade percebida e normas subjetiva – durante a pandemia de H1N1. Com inspiração nesse trabalho, esta pesquisa teve como objetivo principal analisar os aspectos que influenciam na intenção de se prevenir de COVID-19. Como objetivo secundário, analisar a influência da intenção de se prevenir de COVID-19 na intenção de gastos futuros.
Existem várias teorias de tomada de decisão sob risco, sendo encontradas lacunas em todas; por isso, há uma propensão a uma abordagem interdisciplinar que busque esclarecer esses padrões decisões. Tanto as diferenças individuais quanto os fatores ambientais estão associados a assumir riscos na tomada de decisão (MISHRA, 2014). Assim, este estudo propõe a análise de um modelo sobre um tipo de decisão sob risco, considerando a interdisciplinaridade, e analisando os construtos crença de autoeficácia, gravidade percebida, normas subjetivas e intenção comportamental de se prevenir de um vírus.
O estudo é classificado como descritivo-explicativo. Para a coleta de dados foi realizado um levantamento, por meio de questionário online. Para os construtos gravidade percebida, normas subjetivas, crença de autoeficácia e intenção de prevenir contra COVID-19 adaptou-se as escalas utilizadas por Cho e Lee (2015). Para analisar a intenção de compra futura, adaptou-se a escala de Putrevu e Lord (1994). A amostra final foi de 402 respostas, analisadas por meio de modelagem de equações estruturais baseada em variâncias (PLS-SEM), com o uso do software SmartPLS 3.0.
Os resultados indicam que 49% da variância da intenção de prevenir de COVID-19 é explicada pelo modelo proposto. Por sua vez, a explicação da variância da crença de autoeficácia é de 33%. Das quatro hipóteses propostas, apenas a que indicava a influência da intenção de se prevenir de COVID-19 na intenção de gastos futuros foi refutada, sendo que esta intenção é levemente influenciada pela gravidade percebida. Considera-se que a explicação da variação da intenção de prevenir de COVID-19 indica a relevância do modelo para explicar esse importante comportamento em um momento de calamidade pública
O modelo explica 49,4% da variância da intenção de prevenir de COVID-19, sendo gravidade percebida e norma subjetiva antecessores de crença de autoeficácia, que por sua vez é antecessor da intenção de se prevenir de COVID-19, já a influência deste último na intenção de gastos futuros não foi significativa. As três primeiras relações suportaram as hipóteses: gravidade percebida tem um impacto positivo na crença de autoeficácia; norma subjetiva tem um impacto positivo na crença de autoeficácia; e crença de autoeficácia tem um impacto positivo na intenção de se prevenir de COVID-19.
CHO, H.; LEE, J. S. The influence of self-efficacy, subjective norms, and risk perception on behavioral intentions related to the H1N1: A comparison between Korea and the US. Asian Journal of Social Psychology, v. 18, n. 4, p. 1-32, 2015. OMS – Organização Mundial da Saúde. WHO Coronavirus Disease (COVID-19) Dashboard. 2020. Disponível em: . Acesso em: 23 de jul. de 2020. MISHRA, S. Decision-making under risk: Integrating perspectives from biology, economics, and psychology. Personality and Social Psychology Review, v. 18, p. 280-307, 2014.