Resumo

Título do Artigo

PANDEMIA COVID-19: ESTRATÉGIAS CONTINGENCIAIS EM UM STRIP MALL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

COVID-19
Estratégia
Strip mall

Área

Artigos Aplicados

Tema

COVID-19 em Artigos Aplicados

Autores

Nome
1 - GIVALDO GUILHERME DOS SANTOS
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Jundiai
2 - Cida Sanches
UNIFACCAMP - Centro Universitario Campo Limpo Paulista - Programa de Mestrado em Administração
3 - MANUEL MEIRELES
FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA (FACCAMP) - PDA
4 - Samuel Ferreira Jr.
FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA (FACCAMP) - Campo Limpo Paulista
5 - MARCIO LUIZ MARIETTO
Instituto Politécnico de Leiria - Pós-Doutorado em Administração

Reumo

Esta pesquisa de natureza técnica analisa a aplicação de ações estratégicas diante da pandemia motivada pelo COVID-19 em um centro comercial também conhecido como strip mall ou mall.
Um plano de contingência nas ações estratégicas foi proposto pela empresa gerenciadora com vistas a uma nova postura na relação comercial entre lojistas e o mercado diante da pandemia COVID-19.
Com o cenário da COVID-19 no início de abril 2020 o mall em questão apresentou de imediato uma queda substancial nas vendas. Esse cenário levou os agentes envolvidos (empresa gerenciadora, sócios do mall e lojistas) a traçarem uma nova estratégia com ações contingências com vistas em um primeiro momento em evitar um colapso generalizado nas operações.
Essas ações deram origem a um Framework alinhando com todas as partes envolvidas bem como estratégias propostas para alavancar as vendas no mall. No cenário desse framework foram propostas ações dentro de um tripé de estratégias composto de: a) Gestão de Custos, b) Ações de Marketing e c) Operações.
A estratégia contingencial apesar de ainda estar em curso, no trimestre verificado pós pandemia trouxe os resultados satisfatórios para todos. Esse estado de emergência também levou a consagrar na agenda administrativa dos gestores do mall um novo método de apresentar de forma estratégica diretrizes de acordo com as variações ambientais e os ciclos no ciclo anual de varejo.
Os resultados qualitativos após mensurados evidenciaram a efetiva contribuição gerada pelas ações promovidas e demonstradas em um modelo empírico no formato de framework nas ações competitivas contingências do mall.