Varejo verde
Comportamento de descarte
Comportamento do consumidor
Área
Marketing
Tema
Varejo, Omni-Channel, Serviços, Franquia e B2B
Autores
Nome
1 - Manoela Lawall Radtke PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS) - Escola de Negócios
2 - Thays Martins do Nascimento PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS) - Administracao
3 - Natalia Peixoto Pereira PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS) - Programa de Pós-Graduação em Administração
4 - Lelis Balestrin Espartel PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS) - Programa de Pos-Graduação em Administração
Reumo
O ponto de venda do varejo é importante para a promoção da sustentabilidade (Chkanikova & Lehner, 2015). Uma realidade do cenário econômico atual é a grande degradação ambiental decorrente do descarte incorreto das embalagens que são, em sua maioria, descartáveis e não biodegradáveis. Logo, uma das possibilidades de atuação do varejo visando o cenário da sustentabilidade é ele servir como um ponto de contato para o descarte correto, para que o consumidor possa encerrar o seu processo de consumo descartando de forma sustentável a embalagem do produto após utilizá-lo.
Este estudo tem o objetivo de entender o papel do ponto de venda do varejo como ponto de contato para descarte correto de embalagens.
Os varejistas foram identificados como atores importantes que contribuem para mudanças de consumo (Lehner, 2015), possuindo um papel representativo para induzir mudanças de comportamento do consumidor. Os consumidores, por sua vez, são influenciadores de práticas e de negócios sustentáveis. Sua influência se dá na sua escolha de compra de bens, no cuidado e manutenção e na escolha da destinação dos itens e resíduos. Os métodos de descarte que os consumidores escolhem determinam se o produto continua circulando entre outros consumidores, volta ao ciclo de produção ou é destinado ao lixo.
Com o objetivo de entender o papel do varejo como ponto de contato para descarte correto de embalagens, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, com delineamento transversal. Para a coleta de dados, escolheu-se para este estudo entrevistas com roteiro semiestruturado e a análise documental de registros em arquivos.
A partir da análise realizada, verificou-se que existe uma preocupação por parte das cafeterias analisadas de, além de promover uma opção de descarte correto por parte do consumidor, fornecer a destinação correta para os resíduos para que possa ser realizado o processo de reciclagem das embalagens. Além disso, percebeu-se um entendimento por parte do varejo sobre a importância de um posicionamento relacionado a causas ligadas à sustentabilidade e em como isso impacta no engajamento dos atuais clientes.
Este estudo forneceu evidências iniciais, através de um estudo de caso, de que o ponto de venda do varejo que atua como ponto de contato para descarte correto aumenta a eficiência geral da separação do lixo, além de atuar como um facilitador para o consumidor desenvolver tal prática. Além disso, buscou-se entender como esse ponto de contato pode auxiliar no término de uma jornada de compra e início de uma nova jornada.
Chkanikova, O., & Lehner, M. (2015). Private eco-brands and green market development: towards new forms of sustainability governance in the food retailing. Journal of Cleaner Production, 107, 74–84. https://doi.org/10.1016/J.JCLEPRO.2014.05.055
Lehner, M. (2015). Translating sustainability: the role of the retail store. International Journal of Retail & Distribution Management, 43(4/5), 386–402. https://doi.org/10.1108/IJRDM-02-2014-0013