Resumo

Título do Artigo

Gerenciamento de resultados em torno dos anúncios de recompra de ações no mercado acionário brasileiro
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Palavras Chave

Recompra de ações
Accruals discricionários
Gerenciamento de resultados

Área

Finanças

Tema

Contabilidade

Autores

Nome
1 - Arlindo Nonato Morais de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Natal-RN
2 - Adilson de Lima Tavares
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - CCSA / Departamento de Ciências Contábeis
3 - Renato Henrique Gurgel Mota
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Mossoró
4 - Vinicius Gomes Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - PPGCC

Reumo

Dentre as diferentes formas das empresas remunerarem os seus acionistas, os programas de recompra de ações têm se popularizado e crescido em diversos mercados, levando as firmas a devolverem grandes quantias de capital aos acionistas na forma de recompra (JULIO; IKENBERRY, 2004). Nesse contexto, Gong, Louis e Sun (2008) indicam que os gestores reduzem os lucros antes dos anúncios de recompra de ações, com o intuito de reduzir os preços das ações antes da recompra, sendo observado aumento nos retornos anormais destas ações, e associação negativa entre o gerenciamento, e o retorno anormal.
Neste sentido, surge o seguinte problema de pesquisa: Como se comporta o gerenciamento de resultados nos períodos pré e pós anúncios de recompra de ações? O presente estudo tem como objetivo verificar o comportamento do gerenciamento de resultados nos períodos pré e pós-recompra de ações pelas firmas brasileiras, bem como a influência do gerenciamento no retorno anormal em trimestres pós-recompra. O presente estudo se diferencia dos trabalhos anteriores por utilizar, além dos accruals discricionários, o gerenciamento de resultados por decisões operacionais.
Diversos são os motivos que levam as companhias a adquirirem suas próprias ações como: Ajuste da estrutura de capital (DITTMAR, 2002); Excessos de caixa (JENSEN, 1986); Substituição ao dividendo (GRULLON; MICHAELY, 2002); Sinalização ao mercado (DANN, 1981). A recompra de ações pode incentivar os gestores a gerenciar os resultados contábeis, visando reduzir o preço da ação em períodos anteriores ao anúncio de recompra, para posteriormente se beneficiar na venda das ações em períodos futuros, com preços superiores aos de aquisição (GONG; LOUIS; SUN, 2008).
A amostra compreende as firmas não financeiras, que emitiram anúncios de recompras, no período entre 2010 a 2018, totalizando 37 empresas. Os dados contábeis e de recompra foram obtidos a partir da Bloomberg e da CVM. Como proxies para o gerenciamento de resultados, foram estimados: Os accruals discricionários, obtidos pelo modelo Pae (2005), e os níveis anormais de fluxo de caixa operacional, das despesas gerais e dos níveis de produção (ROYCHOWDHURY, 2006). Para verificar a associação entre os accruals discricionários e a performance futura das firmas, foi empregada regressão tipo POOLED.
Os resultados indicam que os gestores utilizam dos accruals discricionários para reduzirem os lucros no trimestre que antecede o anúncio de recompra, revertendo este gerenciamento no trimestre em que ocorre o anúncio. Este comportamento não foi observado para os níveis anormais das atividades operacionais, indicando preferência pelo gerenciamento via accruals. Os achados apontam aumento no retorno anormal nos trimestres pós-recompra e que o gerenciamento por accruals está associado de forma negativa ao retorno anormal, indicando falha do mercado em identificar o gerenciamento nos preços.
O estudo conclui então que os programas de recompra podem estimular os gestores a deflacionarem os lucros antes dos anúncios de recompra de ações, utilizando o gerenciamento por accruals, visando a redução dos preços das ações readquiridas, bem como falha no mercado acionário brasileiro em identificar a parcela gerenciada dos lucros, corroborando com resultados de estudos anteriores (COLES; HERTZEL; KALPATHY, 2006; GONG; LOUIS; SUN, 2008; MARTINS; MONTE; MACHADO, 2018).
GONG, G.; LOUIS, H.; SUN, A M. Y. X. Earnings Management and Firm Performance Following Open-Market Repurchases. The Journal of Finance, v. 63, n. 2, p. 947–986, 2008. LIE, E. Operating performance following open market share repurchase announcements. Journal of Accounting and Economics, v. 39, n. 3, p. 411–436, 2005. MELILLO, P. H.; LAMOUNIER, W. M.; MEDEIROS, R. D. V. V. Recompra de Ações e práticas de Gerenciamento de Resultados Financeiros: Um estudo empírico sobre as empresas listadas na BM&FBOVESPA. Revista Contabilidade e Controladoria, v. 10, n. 2, p. 106–122, 2019.