Resumo

Título do Artigo

EFICIÊNCIA EM LICITAÇÕES: UM ESTUDO SOBRE O SISTEMA COMPRAS WEB
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Licitação
pregão eletrônico
compra centralizada

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - LARISSA BARBOSA FERREIRA DE SOUZA
-
2 - Flavio Pinheiro Martins
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA/RP-USP
3 - Luciana Romano Morilas
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - Departamento de Administração

Reumo

Visando maior eficiência e rapidez no processo de contratação pública em licitação, criou-se a modalidade Pregão Eletrônico, o qual também busca aumentar a competitividade entre os licitantes. No âmbito da USP, foi criado o Sistema Compras Web, uma ferramenta que promete deixar mais rápido e dinâmico o processo de compras entre as entidades da USP, em compras pulverizadas e similares, visando diminuir a quantidade de licitações realizadas no campus. Para isso, as entidades aderem às compras feitas por intermédio do sistema, é de interesse/necessidade da entidade que vai aderir a compra.
A USP é integrante de parte da administração estadual, e por sua complexidade de extensão de suas responsabilidades, ela tem uma alta demanda de produtos e serviços diversos. Para adquirir seus produtos e serviços, ela faz licitações, e boa parte delas, pela modalidade Pregão eletrônico, junto ao sistema Compras Web. Para averiguar a eficiência desta ferramenta, foram elaboradas questões semi-estruturadas, voltadas às questões práticas dessa ferramenta, e, posteriormente, essas perguntas foram aplicadas em cada unidade do campus USP-RP; os agentes entrevistados foram pregoeiros.
Os usuários do sistema não têm completo domínio sobre a ferramenta em questão, e ela acaba, muitas vezes, não sendo utilizada nos processos licitatórios a que cabe seu uso, ou, muitas vezes, não é utilizada toda a capacidade que ela oferece. Além da questão técnica, há também a questão da cultura organizacional, no qual os agentes não têm estímulo ou hábito ao uso dessa nova ferramenta.
Para a solução do problema, que é a falta de eficiência do sistema, devido ao não conhecimento total do sistema pelos usuários, sugere-se que os agentes públicos sejam efetivamente capacitados para o uso não só deste sistema, mas de todos a que eles lidam no dia a dia, para poderem otimizar tempo e trabalho. Além disso, sugere também uma iniciativa de estímulo ao uso top-down, partindo da reitoria.
Verificou-se, que os agentes que utilizam essa ferramenta, não têm um conhecimento pleno de sua capacidade; os agentes que utilizam o sistema com uma frequência maior afirmam que o treinamento fornecido foi superficial, entre outros treinamentos oferecidos. Para as unidades que mais aderem às compras do que realizam o pregão de fato, o processo de contratação ficou mais ágil.
Com este trabalho, foi possível verificar que esse recurso público Compras Web, que foi recentemente criado para a USP, é pouco conhecido. Consequentemente, não é utilizado de forma que o usuário não maximize a utilidade desse recurso. Desta forma, o trabalho alerta para o investimento em treinamentos, não só para o uso desta ferramenta, mas para a administração pública no geral, além de uma possível iniciativa de incentivo, partindo a reitoria.