Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO NA COMUNICAÇÃO INTERNA: UM RETRATO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
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Palavras Chave

Inovação
Comunicação nas Organizações
Bibliometria

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Geison Rolf Rezende
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - GUARAPUAVA
2 - Marcos Roberto Kuhl
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Campus Santa Cruz

Reumo

No decorrer dos últimos anos, as empresas estão sofrendo mudanças devido há diversos fatores, especialmente os econômicos, geopolíticos e socioculturais. Em partes em função disso, a forma das empresas se comunicarem também mudou, tanto com seu público interno, como colaboradores, diretoria, quanto com seu público externo, como clientes e fornecedores. Neste sentido, se faz necessário a reflexão da inovação nos métodos comunicativos internos. Ela necessita ser pensada como ferramenta facilitadora do desenvolvimento dos processos e produtos das organizações.
Considerando a relevância do tema desta pesquisa, tanto em termos acadêmicos, quanto em termos organizacionais, o objetivo deste estudo foi de analisar as publicações científicas sobre o tema inovação na comunicação interna, por meio de um estudo bibliométrico das publicações no Brasil através da plataforma Periódicos Capes, limitando-se ao período de 2007 a 2017.
Quando o assunto é a comunicação, a inovação é mais evidente nas interconexões tecnológicas e nos novos meios de comunicação social. Bessant e Tidd (2009) consideram a inovação uma questão de sobrevivência das empresas, ou seja, uma necessidade imposta para que elas se mantenham competitivas nos mercados que estão inseridas. Ruck e Welck (2012) afirmam que ter uma comunicação interna eficiente é um instrumento de gestão estratégica para garantir a coesão interna e a conexão das estratégias do negócio, ela é um instrumento poderoso e indispensável para o desenvolvimento do sucesso empresarial.
Para se atingir os objetivos desta pesquisa, utilizou-se o estudo bibliométrico para verificação das publicações nacionais sobre a temática da inovação na comunicação interna. Enquanto método quantitativo, a bibliometria utiliza-se de análise de citações como um de seus instrumentos. O presente estudo também é caracterizado como pesquisa bibliográfica e de caráter exploratório.
Os resultados da pesquisa apontam que 24 artigos possuíam relação com a temática do estudo. Pode-se verificar uma concentração de publicações para o ano de 2014, bem como um maior número de artigos publicados em revistas com Qualis B1. Além disso, verificou-se a predominância de estudos qualitativos, empíricos, descritivos e um destaque nas publicações de autores da UFSC.
Ao final da pesquisa, conclui-se que o tema inovação na comunicação interna é algo que ainda possui poucas publicações. Ou seja, a principal constatação deste estudo é que a vinculação entre estas duas temáticas ainda é incipiente nas publicações de pesquisas no Brasil, indicando que pesquisas que relacionam inovação e comunicação interna ainda são poucas. No entanto, entendendo que se trata de uma temática relevante para o período contemporâneo, o número de publicações tende a evoluir.
BES, F. T. de; KOTLER, P. A bíblia da inovação: princípios fundamentais para levar a cultura da inovação contínua às organizações. São Paulo: Leya, 2011. Cap. 1 – Barreiras empresariais à inovação, p. 15-27; Cap. 11 – Indicadores, p. 273-288. KUNSCH, M. M. K. Comunicação organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas. In: MARCHIORI, M. Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2006. p. 167-190.