Resumo

Título do Artigo

APRENDER PARA EMPREENDER? UMA ANÁLISE DO POTENCIAL E DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ
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Palavras Chave

Potencial Empreendedor
Intenção Empreendedora
Estudantes

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Clayton Robson Moreira da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC)
2 - Lais Vieira Castro Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
3 - Eva Maria Silva Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Matemática
4 - Francisco Adriano Gomes Bezerra
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Química

Reumo

Nos últimos anos, no Brasil, os estudos sobre empreendedorismo vêm ganhando destaque. Embora as pesquisas abordem a temática sob diferentes perspectivas, os estudos envolvendo estudantes apresentam um interesse constante dos pesquisadores. Em 2008, o Governo do Estado do Ceará delineou como política pública de educação a criação de Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) como uma estratégia de integrar o ensino médio à formação profissional de nível técnico. Esta política de educação cearense tem priorizado o ensino do empreendedorismo em todos os cursos técnicos ofertados.
Considerando os esforços do poder público cearense em desenvolver políticas de educação focadas na formação técnica e empreendedora, delineou-se a seguinte questão norteadora: qual a relação entre potencial empreendedor (PE) e intenção empreendedora (IE) dos estudantes da educação profissional? A pesquisa busca analisar o PE e a IE de estudantes da educação profissional no Ceará. De forma específica, este estudo buscou: (i) identificar o PE e a IE dos estudantes; (ii) associar características do perfil dos estudantes com a IE; (iii) verificar a influência do PE na IE dos estudantes.
O empreendedorismo está cada vez mais consolidando-se entre os jovens, impulsionando sobremaneira a abertura de novos negócios e alavancando a criatividade de jovens empreendedores (KOE et al., 2012). Nesse contexto, identificar os componentes específicos das características comportamentais empreendedoras promove a discussão sobre o empreendedorismo de jovens estudantes (CHING; KITAHARA, 2015). É possível identificar fatores ou características que influenciam o comportamento empreendedor através dos fatores individuais, sociais e ambientais (GUROL; ATSAN, 2006).
O estudo teve como população os alunos de uma EEEP, localizada no Estado do Ceará. Conduziu-se uma pesquisa do tipo survey, em que foram aplicados questionários com os alunos dos quatro cursos técnicos ofertados pela escola (administração, comércio, informática e enfermagem). Dos 513 alunos matriculados no ano de 2017, foram obtidos 477 questionários válidos, que compuseram a amostra desta pesquisa. Foram utilizadas técnicas de análise descritiva, análise fatorial exploratória (AFE), análise de correspondência (ANACOR) e regressão linear múltipla para a análise de dados.
Os resultados da pesquisa indicam que os alunos do curso de comércio apresentaram alta IE, enquanto os alunos dos cursos de administração e informática apresentaram IE média alta e os alunos de enfermagem IE baixa. Além disso, verificou-se uma associação de alta IE com os alunos do 2º ano do ensino médio. Além disso, observou-se uma associação positiva entre a idade e a IE. O modelo de regressão revelou que as seguintes variáveis do PE influenciam positivamente a IE: metas, controle, rede de relações, planejamento e oportunidade.
A pesquisa contribui para a área de empreendedorismo à medida em que verificou fatores que estão associados à IE de estudantes da educação profissional de nível médio, preenchendo uma lacuna na literatura no que concerne ao perfil empreendedor desses estudantes. Ainda, o estudo agrega na discussão sobre a educação empreendedora no âmbito da educação formal e dá destaque a uma política pública de educação diferenciada e orientada ao empreendedorismo e à formação profissional para o trabalho, como é o caso das EEEPs, no Estado do Ceará.
CHING, H.Y.; KITAHARA, J.R. Propensão a empreender: uma investigação quantitativa baseada nas características empreendedoras de alunos do curso de administração. Revista de Ciências da Administração, v.17, n.43, p.99-111, 2015. GUROL, Y.; ATSAN, N. Entrepreneurial characteristics amongst university students: some insights for entrepreneurship education and training in Turkey. Education+Training, v.48, n.1, p.25-38, 2006. KOE, W.L.; SA’ARI, J.R.; MAJID, I.A.; ISMAIL, K. Determinants of entrepreneurial intention among millennial generation. Social and Behavioral Sciences, v.40, p.197-208, 2012.