Resumo

Título do Artigo

CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: um estudo no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística da Paraíba
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Palavras Chave

Competências
Eficiência
Desempenho

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - HÉLIO SANTA CRUZ ALMEIDA NETO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Profiap
2 - MARIA DE FÁTIMA NÓBREGA BARBOSA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - UACC
3 - ERIVALDO MOREIRA BARBOSA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - UAD
4 - Marcleide Maria Macêdo Pederneiras
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CCTA

Reumo

A Nova Gestão Pública enfatiza a orientação para resultados e, para tanto, importa iniciativas e ferramentas exitosas da gestão privada. Uma dessas iniciativas é a gestão por competências, instituída de maneira formal através do Decreto nº 5.707/2006. Importante mencionar que a eficiência é um dos princípios constitucionais impostos à Administração Pública, significando que as instituições públicas devem buscar o aperfeiçoamento da gestão e o alcance de desempenho superior. A gestão por competências tem sido ferramenta útil a melhorar o desempenho no ambiente público.
Pela relevância do serviço que lhe compete no desenho do Estado brasileiro, do IBGE espera-se atuação eficiente e de desempenho elevado, garantindo que a missão institucional seja cumprida. Diante desse cenário, foi possível formular o seguinte problema de pesquisa: como a gestão por competências pode contribuir com o desempenho da Unidade Estadual do IBGE na Paraíba? Considerando a introdução ao tema e o problema de pesquisa levantado, foi estabelecido o seguinte objetivo para o presente trabalho: analisar as possíveis contribuições da gestão por competências ao desempenho do IBGE na Paraíba.
Segundo Brandão e Borges-Andrade (2007), a gestão por competências se insere entre os modelos gerenciais aptos a atingir esse alto desempenho desejado, influenciando a melhora tanto do desempenho profissional (individual) quanto do organizacional. Como certos recursos são determinantes do sucesso da organização, esse modelo de gestão tem a expectativa de integrar e orientar esforços, notadamente referente à gestão de pessoas, objetivando manter e potencializar as competências críticas ao sucesso organizacional.
Estudo de caso, pesquisa de campo do tipo exploratório-descritiva e com análise qualitativa, construída a partir de abordagem que procurou compreender o fenômeno social estudado de maneira naturalística e interpretativa. Dentro do universo da pesquisa, os sujeitos foram eleitos em amostra não probabilística pelos critérios de acessibilidade e tipicidade, tendo sido escolhidos entre os servidores efetivos do IBGE na Paraíba que ocupam cargos e/ou funções gerenciais. No caso específico dessa pesquisa, a análise de conteúdo, ocorreu mediante a transcrição das entrevistas (BARDIN, 2009).
A partir do levantamento de dados realizado, foi possível constatar oportunidades de melhoria a partir das quais o desempenho do IBGE na Paraíba pode ser incrementado. Foi percebido também que a maior parte dessas oportunidades guarda relação com a gestão de pessoas na organização, de modo que a gestão baseada em competências se apresenta como ferramenta útil a viabilizar esses progressos. As intervenções propostas formam uma linha racional que eleva as competências à condição de fator essencial ao desempenho e passam pela renovação da gestão de pessoas na instituição.
É imprescindível que as organizações públicas sejam orientadas para resultados. Se a finalidade do Estado é o bem comum e a administração pública existe como ferramenta para instrumentalizar esse propósito, as organizações não podem ser autocentradas ou descoladas da realidade que as cerca. Assim, cada órgão e instituição da administração pública deve buscar melhorar a gestão de modo a alcançar desempenho superior. O principal insumo para essa melhoria de desempenho são as pessoas. As conclusões caminharam no sentido de aplicar as ideias da gestão por competências na instituição estudada.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2009. BRANDÃO, H. P.; BORGES-ANDRADE, J. E.; Causas e Efeitos da Expressão de Competências no Trabalho: Para Entender Melhor a Noção de Competência. Revista de Administração Mackenzie, v. 8, n. 3, p. 32-49, 2007. CARBONE, P. P.; TONET, H. C.; BRUNO, J. R. S.; SILVA, K. I. B. Gestão por competências. São Paulo: FGV, 2016. OLIVEIRA, Kamila Pagel de; PAULA, Ana Paula Paes de. Herbert Simon e os limites do critério da eficiência na nova administração pública. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 19, n. 64, 2014.