Resumo

Título do Artigo

MODELO CANVAS E EPICENTRO DE INOVAÇÃO: O caso da Marluvas Calçados Profissionais

Palavras Chave

Canvas
Epicentro de inovação
Marluvas

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - David William Araujo Jorge
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Rita de Cássia Leal Campos
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Belo Horizonte
3 - Humberto Rodrigues Marques
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Programa de Pós-Graduação em Amdinistração
5 - Clodoaldo Fabrício Jose Lacerda
UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS (UNIPAC) - Barbacena

Reumo

O presente caso investigou o novo modelo de negócio adotado pela Marluvas Calçados Profissionais, uma das maiores empresas de Equipamento de Proteção Individual (EPI) da América Latina. Ainda, identificou o epicentro de inovação que norteou o processo de adoção da microfibra M Micro em substituição ao couro animal.
Oferecer uma oportunidade de aprendizado quanto à estruturação de um modelo de negócios com base na utilização da ferramenta Business Model Canvas, identificando a partir dela o epicentro de inovação que norteia o processo de implantação de uma inovação.
Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários – um aberto para a elaboração do Canvas e outro fechado para a identificação do Epicentro de Inovação – e realização de entrevistas com o Diretor de Gestão de Pessoas, o Diretor Técnico e o Gerente de Marketing da Marluvas. Além disso, foi feita uma visita à fábrica da empresa a fim de compreender como ocorre o seu processo produtivo. Dados do website da empresa também foram utilizados para a sua caracterização.
Modelagem de Negócios, Empreendedorismo, Gestão da Inovação, Administração Estratégica.
BIZZOTTO, C. E. Plano de negócios para empreendimentos inovadores. São Paulo: Atlas, 2008. CHESBROUGH, H. Modelos de negócios abertos: como prosperar no novo cenário da inovação. Porto Alegre: Bookman, 2012. NAKAGAWA, M. Plano de negócio: teoria geral. Rio de Janeiro: Sextante, 2010. OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation – inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. PEREIRA, M. F. Planejamento estratégico: teorias, modelos e processo. São Paulo: Atlas, 2010. SEBRAE. O quadro de modelo de negó