Aposentadoria
Gestão da carreira docente
Teoria de Huberman
Área
Gestão de Pessoas
Tema
Carreiras e Competências
Autores
Nome
1 - Taís Maria Arruda Alves -
2 - Cristiane Buhamra Abreu UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza
3 - Marina Dantas de Figueiredo UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza
4 - Clívia Gomes Costa UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza
Reumo
Este artigo aborda a gestão de carreira face ao envelhecimento da população brasileira,
tomando como objeto de estudo a carreira do docente do ensino superior na iminência da
aposentadoria, denominada também no presente estudo de fase pré-aposentadoria.
O artigo aborda questões relacionadas ao planejamento da carreira docente, principalmente
em face ao envelhecimento da população brasileira. Objetiva entender como os docentes do
ensino superior, na iminência da aposentadoria, gerenciam suas carreiras, analisando também
os Tipos de Carreira que emergiram durante as entrevistas de campo. A teoria fundamenta-se
no Ciclo de Vida Profissional do Professor (Huberman, 1989), que divide a carreira docente
em fases, desde o início até o desinvestimento.
O interesse em pesquisar sobre a gestão de carreira dos docentes está evidenciado no
referencial teórico que se fundamenta na teoria apresentada por Huberman (1989), um dos
especialistas que mais influenciou o pensamento educacional nos anos 1970 e 1980, quando
apresentou o ciclo de vida profissional dos professores, tendo sido referência para
pesquisadores como Nóvoa (1992, 1995, 2013), Rossi e Hunger, (2012), Hopf (2002),
Alvarenga et al. (2009), dentre outros que trazem em suas obras o legado de Huberman
(1989).
Esse artigo desenvolveu uma pesquisa qualitativa, básica, exploratória, descritiva,
baseada em um paradigma interpretativista. A coleta de dados foi realizada por meio da
técnica de entrevistas individuais em profundidade com 13 (treze) participantes da pesquisa,
docentes dos cursos de graduação da área das Ciências Sociais Aplicadas de uma Instituição
de Ensino Superior privada, que estão na iminência da aposentadoria e/ou aqueles que já se
aposentaram, mas continuam trabalhando na IES onde a pesquisa foi aplicada.
Durante a pesquisa de campo, emergiram achados teóricos que permitiram tipificar a
carreira docente, conforme apresentados na Tabela 4. No entanto, quando foi realizado o
cruzamento dos Tipos de Carreira Docente (Tabela 5) que emergiram da pesquisa de campo e
o Ciclo de Vida Profissional dos Professores – duas últimas fases (Modelo de Huberman), foi
percebido que os comportamentos e características descritos nas fases de carreira, defendidas
por Huberman (1989), independem do tempo de serviço dedicado à docência, bem como dos
tipos de carreira que emergiram do campo.
(...) O fato é que se torna impossível generalizar a maneira como cada docente lida com os
desafios que se apresenta em sua vida profissional, e como planeja sua carreira acadêmica
quando na iminência da aposentadoria. Aparecem maneiras de gerenciar suas carreiras que
convergem e pode coincidir, mas não serão iguais, pois cada indivíduo é único e a maneira
como lida com sua carreira é singular, o que pôde ser observado nos depoimentos que foram
apresentados e analisados neste estudo.
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