Resumo

Título do Artigo

Gestão da Carreira Docente na Fase de Pré-Aposentadoria.
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Palavras Chave

Aposentadoria
Gestão da carreira docente
Teoria de Huberman

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Taís Maria Arruda Alves
-
2 - Cristiane Buhamra Abreu
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza
3 - Marina Dantas de Figueiredo
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza
4 - Clívia Gomes Costa
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza

Reumo

Este artigo aborda a gestão de carreira face ao envelhecimento da população brasileira, tomando como objeto de estudo a carreira do docente do ensino superior na iminência da aposentadoria, denominada também no presente estudo de fase pré-aposentadoria.
O artigo aborda questões relacionadas ao planejamento da carreira docente, principalmente em face ao envelhecimento da população brasileira. Objetiva entender como os docentes do ensino superior, na iminência da aposentadoria, gerenciam suas carreiras, analisando também os Tipos de Carreira que emergiram durante as entrevistas de campo. A teoria fundamenta-se no Ciclo de Vida Profissional do Professor (Huberman, 1989), que divide a carreira docente em fases, desde o início até o desinvestimento.
O interesse em pesquisar sobre a gestão de carreira dos docentes está evidenciado no referencial teórico que se fundamenta na teoria apresentada por Huberman (1989), um dos especialistas que mais influenciou o pensamento educacional nos anos 1970 e 1980, quando apresentou o ciclo de vida profissional dos professores, tendo sido referência para pesquisadores como Nóvoa (1992, 1995, 2013), Rossi e Hunger, (2012), Hopf (2002), Alvarenga et al. (2009), dentre outros que trazem em suas obras o legado de Huberman (1989).
Esse artigo desenvolveu uma pesquisa qualitativa, básica, exploratória, descritiva, baseada em um paradigma interpretativista. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de entrevistas individuais em profundidade com 13 (treze) participantes da pesquisa, docentes dos cursos de graduação da área das Ciências Sociais Aplicadas de uma Instituição de Ensino Superior privada, que estão na iminência da aposentadoria e/ou aqueles que já se aposentaram, mas continuam trabalhando na IES onde a pesquisa foi aplicada.
Durante a pesquisa de campo, emergiram achados teóricos que permitiram tipificar a carreira docente, conforme apresentados na Tabela 4. No entanto, quando foi realizado o cruzamento dos Tipos de Carreira Docente (Tabela 5) que emergiram da pesquisa de campo e o Ciclo de Vida Profissional dos Professores – duas últimas fases (Modelo de Huberman), foi percebido que os comportamentos e características descritos nas fases de carreira, defendidas por Huberman (1989), independem do tempo de serviço dedicado à docência, bem como dos tipos de carreira que emergiram do campo.
(...) O fato é que se torna impossível generalizar a maneira como cada docente lida com os desafios que se apresenta em sua vida profissional, e como planeja sua carreira acadêmica quando na iminência da aposentadoria. Aparecem maneiras de gerenciar suas carreiras que convergem e pode coincidir, mas não serão iguais, pois cada indivíduo é único e a maneira como lida com sua carreira é singular, o que pôde ser observado nos depoimentos que foram apresentados e analisados neste estudo.
ADAMS, R. Teacher development: a look at changes in teachers’ perception across time​. Journal of Teacher Education​, 1982. ALVARENGA L. N. et al. Repercussões da aposentadoria na qualidade de vida do idoso. Revista da Escola de Enfermagem USP​, São Paulo, v. 43, n. 4, dez. 2009. ISSN 0080-6234. ANTUNES, M. H. et al. Orientação para aposentadoria nas organizações: histórico, gestão de pessoas e indicadores para uma possível associação com a gestão do conhecimento. Perspectivas em Gestão & Conhecimento​, João Pessoa, v. 5, n. 1, p. 43-63, jan./jun. 2015.