Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO E BUROCRACIA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE UMA RELAÇÃO CONFLITUOSA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Empreendedorismo
Burocracia
Revisão bibliométrica

Área

Empreendedorismo

Tema

Microempreendedor, Empreendedorismo Regional e Empreendedorismo Corporativo.

Autores

Nome
1 - Mariana Marinho da Costa Lima Peixoto
-
2 - Jéssica Alessandra Santos Brito
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - CEPEAD
3 - Cintia Loos Pinto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Reumo

O Brasil tem passado nos últimos anos por uma grave crise, a qual levou a um forte processo de retração econômica que acarretou no aumento do desemprego. Assim, o empreendedorismo acabar por atuar como uma espécie de “colchão social”, ampliando os postos de trabalho. Para que o novo negócio dê certo, é necessário que o empresário tenha o que pode ser chamado de “personalidade empreendedora”, além de buscar capacitação para a melhor gerencia de seu negócio. Porém, mesmo aqueles que possuem o perfil empreendedor e buscam capacitação muitas vezes se deparam com um outro problema: a burocracia.
O empreendedorismo surge como uma oportunidade frente a adversidades como crises e desemprego, sendo de grande relevância para a economia dos países (OLIVEIRA; SANABIO, 2005). Porém, este enfrenta algumas dificuldades como a burocracia, a qual pode gerar adversidades e até mesmo entraves na abertura de novos negócios. Assim, este trabalho busca analisar como a literatura tem abordado a relação entre os temas empreendedorismo e burocracia. Para isto, foi realizada uma análise dos 74 artigos presentes na base Web of Science que apresentam os termos “bureaucracy” e “entrepreneurship”.
A burocracia, de acordo com Weber, consiste em administrar as organizações através de bases impessoais e racionais, pautadas em normas (ARAÚJO et al., 2006). Já o empreendedorismo pode ser entendido como um fenômeno relacionado à criação de um novo negócio, o qual envolve um certo grau de risco e retorno. Apesar da relevância do empreendedorismo, muitas vezes este enfrenta diversas barreiras causadas pela burocratização. Como apresentado por Karlöf (1999), os empreendedores enfrentam dificuldades ao defrontar com as burocracias, a falta de progresso, os planejamentos e as diplomacias.
A discussão dos dados da pesquisa foi apresentada em três partes, sendo a primeira delas uma análise das pesquisas mais recentes sobre burocracia e empreendedorismo no ano de 2018. Posteriormente, foram discutidos os achados referentes à frente de pesquisa como a evolução dessas publicações ao longo do tempo, os autores mais produtivos, os países de origem das pesquisas, as categorias que indexaram os trabalhos na Web of Science e as palavras-chave mais utilizadas. Em seguida, discutiu-se a base intelectual com a análise dos pesquisadores e dos journals utilizados pelos autores dos 74 artigos.
Os resultados da avaliação dos 74 artigos publicados de 1981 a 2018 revelaram um modesto crescimento na produção científica sobre o tema, especificamente após 2015. Além disso, verificou-se que a burocracia permanece como sendo um dos grandes entraves encontrados pelos empreendedores no Brasil e que um novo olhar vem sendo dado a ela.
Oliveira, A. M. D. E.; Sanabio, M. T. (2005). Compreendendo o fenômeno do empreendedorismo : uma análise das escolas do Pensamento Empreendedor. Science. / Araújo, G. C.; Bueno, M. P.; Sousa, A. A.; Mendonça, P. S. M. (2006). Burocracia Light: Eficiência e Flexibilidade Autores. In Seminários em Administração FEA-USP. São Paulo. / Karlöf, B. (1999). Conceitos Básicos de Administração: um guia conciso. Rio de Janeiro: Rocco. / Nunen, K; Li, J; Reniers, G; Ponnet, K. (2017). Bibliometric analysis of safety culture Research. Safety Science.