Identidade Docente
Docência em Contabilidade
Equações Estruturais
Área
Ensino e Pesquisa em Administração
Tema
Formação do Professor e Pesquisador
Autores
Nome
1 - João Paulo Resende de Lima Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - PPGCC
2 - Luana Zanetti Trindade Ferraz FEA-RP/USP - Departamento de Contabilidade
Reumo
A ênfase dada às competências docentes tem reduzido o professor a um check-list de competências necessárias à docência, fragmentado a imagem dos docentes e resultado numa crise identitária. Tal crise é reflexo das ações de formação que têm enfatizado os aspectos técnicos da docência deixando de lado os aspectos pessoais e relacionais. Para alterar o cenário acima é preciso trazer o docente para o centro das pesquisas e vê-lo como realmente é: uma pessoa. Na área de Contabilidade esse cenário é agravado pela frágil formação pedagógica que leva ao choque: dormi contador, acordei professor.
Com base neste cenário, o presente trabalho visa analisar quais os fatores constituintes da Identidade Docente dos professores de Ciências Contábeis. O estudo se justifica na literatura que aponta para o choque de realidade causado pela formação fragilizada e nos estudos que apontam a importância da identidade docente para a prática e desenvolvimento profissional. O presente trabalho contribui com a literatura ao adotar uma abordagem quantitativa visando complementar os resultados qualitativos encontrados em diversas áreas e estabelecer correlações entre as variáveis estudadas.
Dentre as teorias que explicam o processo de construção das identidades encontram-se a Teoria da Identidade Social (TIS), que se ancora na vertente psicológica, e a Teoria da Socialização Profissional (TSP), que se desenvolve a partir de um olhar mais sociológico. A TIS analisa o papel da autopercepção do indivíduo ao pertencer a determinado grupo, os processos deste grupo e as relações pertencentes a ele. Já de acordo com a TSP, os processos de socialização da profissão permitem a construção da identidade profissional do indivíduo a partir da combinação da educação, do trabalho e da carreira.
Visando atingir o objetivo proposto adotou-se a perspectiva empírica, cuja realização a partir da estratégia de pesquisa survey. O método estatístico de análise utilizado é o Mínimos Quadrados Parciais, que representa uma técnica de estimação de Modelos de Equações Estruturais. Para coleta de dados foi utilizado o questionário já validado por Starr et al. (2006) no período de junho a agosto de 2017 que resultou na obtenção de 223 consideradas respostas válidas. O questionário de Starr et al. (2006) visa mensurar a intensidade de sete fatores relacionados à Identidade Docente.
Observa-se que o modelo teórico proposto foi validado, e é possível verificar os fatores que estão associados aos Aspectos Gerais de construção da Identidade Docente. O modelo auxilia no entendimento da influência que o ambiente de trabalho e os alguns fatores e estímulos que podem fortalecer a identidade docente dos professores de Ciências Contábeis. Dentre os principais fatores de estímulos estão a obtenção e o compartilhamento do conhecimento, a satisfação com as atividades desenvolvidas, o sentido de pertencimento ao grupo de trabalho e as perspectivas de futuro.
Os presentes resultados demonstram a importância da formação inicial e continuada para a construção da Identidade Docente e do senso de responsabilidade sobre a formação dos alunos, a identificação do indivíduo com a profissão e que tal identificação gere um sentimento de satisfação intrínseco à profissão e do sentimento de pertencimento. Acerca do sentimento de pertencimento é importante que as IES formem grupos de docentes para evitar o sentimento de “solidão pedagógica”. Destaca-se também a importância da reflexão para a construção da Identidade Docente.
Lima, F. D. C., de Oliveira, A. C. L., Araújo, T. S., & Miranda, G. J. (2015). O choque com a realidade: dormi contador e acordei professor... REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 13(1), 49-67.
Starr, S., Haley, H. L., Mazor, K. M., Ferguson, W., Philbin, M., & Quirk, M. (2006). Initial testing of an instrument to measure teacher identity in physicians. Teaching and learning in medicine, 18(2), 117-125.
Timoštšuk, I., & Ugaste, A. (2010). Student teachers’ professional identity. Teaching and teacher education, 26(8), 1563-1570.