Resumo

Título do Artigo

Aplicação de uma Dinâmica para o Ensino-Aprendizagem Interdisciplinar em Administração: Uma simulação baseada em Jogos Empresariais
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Dinâmica de Grupo
. Atividade Interdisciplinar
Ensino Aprendizagem

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Amanda Paterno Sbissa
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa de Pós Graduação em Administração
2 - Patrinês Aparecida França Zonatto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Departamento de Administração
3 - Juliano Valdir de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Engenharia Civil

Reumo

Uma dificuldade que os acadêmicos enfrentam é a ligação dos conceitos teóricos com a prática empresarial. Nesta perspectiva, observa-se que a integração de um método de ensino aprendizagem baseado em dinâmicas de jogos traz grande avanço no que tange o ensino superior. Este trabalho apresenta a operacionalização de uma dinâmica que faz uso da simulação, para tanto, descreve a aplicação desta dinâmica realizada em quatro blocos: Administração Estratégica, Produção, Gestão de Pessoas e Equipes, Marketing; e demonstra a opinião dos alunos quanto às vantagens que essa metodologia tradicionais.
A aplicação de metodologias ativas vem se difundindo como uma alternativa para assimilação de conceitos teóricos, esta metodologia traz para a sala de aula a demonstração do ambiente real, assim, a pergunta problema desse relato de experiencia é: Como as metodologias ativas podem auxiliar os acadêmicos a aplicar, de forma prática os conceitos abordados teoricamente? O objetivo geral é apresentar um relato de experiência com um roteiro completo para aplicação de uma dinâmica interdisciplinar em administração ou áreas relacionadas.
Com o uso das metodologias ativas os acadêmicos assumem um papel ativo com a estimulação da iniciativa por parte dos alunos (MITRE, 2008). Observa-se que a integração de um método baseado em dinâmicas proporciona grande avanço no que tange o ensino superior. Tubino e Schafranski (2000), sugerem que o uso de dinâmicas de grupo, auxilia os participantes a avaliar de forma empírica o processo de decisão. Motta et al. (2012) afirmam que aulas dinâmicas facilitam a absorção do conhecimento, incentivam a tomada de decisão por parte dos acadêmicos e desenvolvem habilidades para o trabalho.
Este relato de experiencia é uma pesquisa de natureza descritiva, realizada com fins educacionais. Adotou-se a pesquisa de natureza qualitativa, por ser mais indicada quando se deseja compreender um fenômeno, além disso, o estudo qualitativo é particularmente indicado para pesquisas sobre práticas inovadoras educacionais (MERRIAM, 1988).
Este relato de experiencia contribuiu detalhando o funcionamento da dinâmica da simulação interdisciplinar trazendo um roteiro que pode ser seguido facilmente por outros professores ou por instrutores de cursos de treinamento na área da Administração. Após a realização, os acadêmicos responderam um questionário sobre a aplicação da dinâmica. As respostas do questionário de avaliação, aplicado logo após a realização da dinâmica, confirmaram a ampla aceitação que a mesma teve entre os estudantes. Como efeito dessa aceitação, foi observada uma maior motivação nas aulas posteriores à aplicação.
Este relato de experiencia contribuiu detalhando o funcionamento da dinâmica da simulação interdisciplinar trazendo um roteiro que pode ser seguido facilmente por outros professores ou por instrutores de cursos na área da Administração. Após a realização, os acadêmicos responderam um questionário sobre a aplicação da dinâmica. As respostas do questionário, aplicado logo após a realização da dinâmica, confirmaram a ampla aceitação que a mesma teve entre os estudantes.
Mitre,2008; Tubino; Schafranski 2000; Motta et al. 2012; Belhot; Figueiredo; Malavé, 2001; Merriam, 1988; Fernandes, 1999; Pinto, et al; 2012. Ribeiro, Mizukami,2004; Sobral; Campos, 2012;