Resumo

Título do Artigo

Participação do negro no mercado de trabalho: investigação em três organizações de Vilhena – RO.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Negro
Gestão
Diversidade

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Genero, Diversidade e Inclusão nas Organizações

Autores

Nome
1 - Regiane Machado de Souza
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Vilhena
2 - José Kennedy Lopes Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Programa de pós-graduação em administração

Reumo

A gestão da diversidade tem se tornado algo cada vez mais comum, apesar de ainda haver dúvidas e discussões acerca do que é “diversidade”. Segundo Aranha (2011), tal conceito refere-se às diferenças existentes entre pessoas ou grupos, sem que se fale em superioridade ou inferioridade. O intuído das discussões sobre diversidade é promover a inclusão social entre diferentes âmbitos, tais como racial, de gênero, orientação sexual, socioeconômico e de deficiências. Gonçalves et al (2016) relatam que a participação dos negros no mercado de trabalho tem aumentado, mas ainda é muito pequena.
Este estudo pretende contextualizar a participação do negro no interior do país, mais precisamente no município de Vilhena, localizada na região do Estado de Rondônia. Trata-se de uma cidade de pequeno porte, com população estimada em 2017 de 95.630 habitantes (IBGE, 2017). A pesquisa foi aplicada em três organizações da cidade e procura responder à seguinte questão-problema: qual a participação do negro no ambiente de trabalho das empresas investigadas no município de Vilhena?
Este trabalho teve como suporte teórico as discussões sobre ações afirmativas, gestão da diversidade e o negro no mercado de trabalho, aqui traremos algumas das principais discussões. Braga e Silveira (2007) e Alves e Galeão-Silva (2004) sobre ações afirmativas, Gonçalves et al (2016) e Pereira e Hanashiro (2007) em relação a gestão da diversidade e as pesquisas do instituto Ethos e Ipea em relação a participação do negro no mercado de trabalho. No contexto é necessário que se realizem pesquisas que procurem diagnosticar a representatividade da população negra em município como Vilhena-Ro.
A abordagem do trabalho é a quantitativa. Os dados foram colhidos por meio de formulários aplicados em três organizações que atuam em ramos distintos no município de Vilhena. Os formulários foram compostos por quatro questões: cargo (função), gênero, cor/raça e escolaridade. Por meio de entrevista com os responsáveis pelos departamentos de gestão de pessoas, foi questionado se as organizações promoviam algum programa de gestão da diversidade voltado para os negros. Os dados coletados foram analisados e interpretados por gráficos e a discussão dos dados foi amparada pela discussão teórica.
Os negros estão presentes em maior número nas organizações, mas seus níveis de escolaridades ainda são inferiores aos dos não negros, o que reforça importância das ações afirmativas como ferramenta de reparação social. Não foram identificadas ações ou políticas inclusivas que visem a equiparar a situação entre negros e não negros. Nas três organizações investigadas, é necessário a instituir a gestão da diversidade. Em síntese, os resultados apresentados pelas empresas “A” e “B” demonstram o perfil da desigualdade racial que está enraizada em nossa sociedade.
Em nenhuma das organizações investigadas foi identificada a prática da gestão da diversidade ou de alguma outra ação semelhante, visando à inclusão do negro no mercado de trabalho. Um fator limitador desta pesquisa foi a dificuldade de mapear as possíveis empresas que poderiam participar. De fato, algumas responderam negativamente e outras sequer responderam. Espera-se que, no futuro, o país alcance um patamar aceitável de igualdade racial, com um mercado de trabalho multicultural, que valorize as diferenças e aproveite suas peculiaridades como força competitiva.
ALVES, Mario Aquino; GALEÃO-SILVA, Luis Guilherme. A crítica da gestão da diversidade nas organizações. Revista de Administração de Empresa, Vol. 44, n.3, 2004. BRAGA, Maria L. S; SILVEIRA, Maria H. Vargas. O programa diversidade na universidade e a construção de uma política educacional anti-racista. GONÇALVES, Ednéia Batista Prado; ESPEJO, Marcia Maria; ALTOÉ, Stella Maris Lima; VOESE, Simone Bernardes. Gestão da diversidade: um estudo de gênero e raça em grandes empresas brasileiras. Enf.Ref. Cont.Paraná, v.35, n.1, p. 95-111, 2016. Instituto de Pesquisas Aplicadas econômicas (Ipea).