Resumo

Título do Artigo

MOTIVAÇÕES E PERSPECTIVAS FUTURAS DE EMPREENDEDORES DE STARTUPS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Empreendedorismo
Motivação empreendedora
Startups

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Roberto Ferreira Lopes Filho
-
2 - Luis Eduardo Brandão Paiva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria
3 - Tereza Cristina Batista de Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC

Reumo

Um novo modelo de negócios, baseado na escalabilidade e no ambiente de incerteza, destaca-se em meio às mais adversas economias de todo mundo, que se refere à força inovadora das novas empresas, intituladas Startups - crescente frente às faces políticas, acadêmicas e do mercado de investimento em empreendedorismo coletivo. Tais empreendimentos desenvolvem seus produtos e/ou serviços e aquecem a economia de diversos setores ligados à produção de bens manufaturados e serviços de tecnologia, gerando emprego e renda.
Diante da relevância da motivação empreendedora e das Startups, mostra-se o seguinte questionamento: Quais as motivações e as perspectivas futuras dos empreendedores de Startups? Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar as motivações e perspectivas futuras dos empreendedores de Startups. Os objetivos específicos são: (i) identificar as motivações para a idealização de um projeto de Startup; (ii) caracterizar os aspectos que podem facilitar e/ou dificultar o desenvolvimento de uma Startup; e (iii) identificar as perspectivas futuras na visão dos empreendedores de Startups.
A partir do mapeamento de pesquisas empíricas anteriores sobre o empreendedorismo e as Startups, fundamenta-se o modelo desta pesquisa, o qual considera: história anterior e expectativas iniciais para motivações na idealização de um projeto de Startup; aspectos que podem facilitar e/ou dificultar os negócios, bem como a transformação pessoal no desenvolvimento desses modelos de negócios; e os aspectos que podem levar os empreendedores à persistência ou desistência da prática empreendedora, junto às perspectivas futuras.
Esta pesquisa guia-se por sua natureza descritiva, de abordagem qualitativa, realizada mediante entrevistas semiestruturadas com 12 empreendedores de Startups, que foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Diante disso, com base no modelo da pesquisa, relacionado à idealização, desenvolvimento e perspectivas futuras dos empreendedores de Startups, utilizou-se o software Atlas.ti 7.5 para a análise das entrevistas realizadas.
Identificou-se que a motivação dos empreendedores de Startups partiu da observação de oportunidades, influência de grupos sociais e iniciativas da faculdade. Verificou-se a influência da inovação e da independência como facilitadores desses empreendimentos; e a aceitação do produto, a escassez de recursos, a formação de uma equipe de trabalho, a alta carga tributária e a imaturidade como aspectos que dificultam o desenvolvimento das Startups. Percebeu-se mudanças nos objetivos dos empreendedores de Startups, na medida em que os empreendedores lidam com anseios voltados ao insucesso financeiro.
Espera-se, portanto, que esta pesquisa venha a contribuir para a ampliação do conhecimento científico sobre as motivações e perspectivas futuras dos empreendedores de Startups, grupo ainda pouco estudado por pesquisadores da área das ciências sociais aplicadas, no Brasil. Ademais, evidenciou-se uma melhor percepção acerca desses profissionais e das particularidades desse nicho, uma vez que foi investigado um fenômeno relativamente recente no campo dos estudos do empreendedorismo e que ainda tem muito a ser explorado.
AGARWAL, R.; SHAH, S. K. Knowledge sources of entrepreneurship: firm formation by academic, user and employee innovators. Research Policy, v. 43, n. 7, p. 1109-1133, 2014. KORUNKA, C.; FRANK, H.; LUEGER, M.; MUGLER, J. The entrepreneurial personality in the context of resources, environment, and the startup process - A configurational approach. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 28, n. 1, p. 23-42, 2003. SHANE, S.; LOCKE, E. A.; COLLINS, C. Entrepreneurial motivation. Human Resource Management Review, v. 13, n. 2, p. 257-279, 2003.