Resumo

Título do Artigo

O LEAN SERVICE COMO ESTRATÉGIA DE ANÁLISE PARA REDUÇÃO DOS CUSTOS E DAS PERDAS NO PROCESSO DE COLETA DE RESÍDUOS DOMICILIARES DE BELO HORIZONTE
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Palavras Chave

Lean Service
Redução de Custos
Redução de Perdas

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Financeira e Contábil

Autores

Nome
1 - Adriana Gonçalves de Resende Freitas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Faculdade de Ciências Econômicas
2 - Ricardo Marques Braga
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Belo Horizonte
3 - NOEL TORRES JUNIOR
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG - Departamento de Ciências Administrativas
4 - POUERI DO CARMO MARIO
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA (UNA) - MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

Reumo

Pode-se afirmar que o uso de novas abordagem gerenciais que visem a redução dos custos e melhoria da qualidade dos serviços devem ser melhor compreendidas e difundidas. Inserido neste contexto, o trabalho busca elucidar o uso da abordagem Lean Service para a análise e busca de alternativas para redução dos custos e das perdas em processos de serviços. De modo mais específico, esta abordagem servirá de base para análise do processo de coleta de resíduos domiciliares em Belo Horizonte.
Análise do processo de coleta de resíduos, junto à Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) com o objetivo de analisar o processo de coleta de resíduos domiciliares. Na categoria resíduos sólidos domiciliares, encontram-se as coletas: indiferenciada e seletiva. A coleta indiferenciada, que é o objeto de estudo desse artigo, tem como destino os aterros sanitários.
O entendimento da aplicação do pensamento enxuto (Lean) nos processos de coleta de resíduos domiciliares com vistas no cerceamento de perdas e desperdícios nos processos. A produtividade média dos empregados está na faixa de 2.400 Kg de coleta de resíduos (empregado por dia). Esta relação pode, por exemplo, definir parâmetros de planejamento de coleta domiciliar realizada por caminhão compactador, em uma jornada diária de trabalho. Para isso, basta considerar no cálculo das variáveis de capacidade do veículo coletor, número de viagens/dia, composição da guarnição, etc.
Uso da Abordagem Lean para análise dos custos e das perdas envolvidos no processo de coleta de resíduos, como meio de gerar informações ao contexto e problema identificados. O artigo busca contribuir para a aplicação dos conceitos “Lean" na gestão dos serviços, preocupando-se com a importância que esta gestão representa e contribui para a busca da qualidade e produtividade na gestão de operações e serviços
Como resultados encontrados nessa pesquisa destacam-se primeiramente a necessidade de incentivo a novas pesquisas e estudos de aplicação do “Lean” em serviços, pois os resultados podem ser significativos e satisfatórios para o a área de serviços. Quanto as análises das perdas, pôde ser constatada a existência das perdas sugeridas por George (2003), destacando-se o excesso de movimentação dos operários e equipamentos, a quantidade de etapas a ser processadas durante o serviço, o desgaste físico e ergonomia dos operários ao realizarem o serviço.
Ao fazer uma análise ao modelo atual de coleta de resíduos domiciliares indiferenciada de Belo Horizonte, é possível identificar alguns aspectos que podem ser aprimorados de forma a reduzir os impactos negativos nos custos e sobretudo nos trabalhadores que nele operam. Dentre os métodos possíveis, ao se fazer uma análise de menor impacto de investimentos e maior agilidade, pode-se destacar que o método de coleta de resíduos “ponto a ponto” se apresenta com características de menor impactos nos custos e perdas por apresentar, por exemplo, uma quantidade menor de mão de obra na coleta.