Resumo

Título do Artigo

POLÍTICA DE COTAS E DESENVOLVIMENTO: UMA ANÁLISE SOBRE AS PROJEÇÕES DOS ALUNOS COTISTAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNEB E A PERCEPÇÃO SOBRE A SUA INFLUÊNCIA NO SEU TERRITÓRIO DE ORIGEM
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sistema de Cotas.
Desenvolvimento Territorial.
Administração

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - ELOÁ DE JESUS DOS SANTOS
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) - DCH-I
2 - Tânia Moura Benevides
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (UNEB) - DCH-I

Reumo

A lei 12.711/12 determina que universidades e institutos federais reservem metade de suas vagas para estudantes de escolas públicas e, dentro dessa porcentagem, outras cotas sejam reservadas por critérios raciais de acordo com IBGE. O objetivo das cotas é o de corrigir uma injustiça histórica do período escravista que resultou em um número menor de negros ensino superior, nesse sentido a UNEB foi a primeira universidade da Bahia a aderir o sistema, e oferece o curso de bacharelado em Administração a 20 anos, sendo o curso mais oferecido no pais.
Procura-se investigar : Quais as projeções dos alunos cotistas do curso de administração da UNEB e qual a percepção dos mesmos sobre a possibilidade de promover transformações no seu território de origem pós-formação acadêmica? Assim, identificando as perspectivas dos alunos cotistas do curso de Administração da UNEB, Campus I, pós-formatura, avaliando a percepção dos mesmos em relação às possibilidades de promoção de desenvolvimento no seu território de origem.
Esta pesquisa utilizou Ribeiro (1995) para contextualizar a formação das populações brasileiras; Munanga (1996-2006) e Mattos (2008) para conceituar e discutir Politicas de Cotas e Ações Afirmativas; Sachs (2016) para explicar o conceito de desenvolvimento territorial; e Vasconcelos (2016) que expande essa pesquisa para a cidade de Salvador
Realização de revisão de literatura com objetivo de encontrar as categorias de análise e estruturar o grupo focal. O levantamento de referências teóricas foi realizado buscando publicações em livros, artigos científicos, páginas de web sites e documentário que discutiam o tema. Com o objetivo exploratória de pesquisa e abordagem qualitativa, foi possível construir um grupo focal com 10 questões afim de gerar discussões, com dados foram gerados foi realizado o levantamento das categorias de análise. Em seguida foi possível construir um questionário como instrumento de geração de dados.
Assim, pode-se afirmar que as perspectivas dos alunos cotistas do curso Bacharelado em Administração DCH-I/UNEB pós-formatura são fundamentalmente a estabilização financeira, através de ingresso a cargos públicos, ou exercendo a função de empreendedor ou, ainda, ingressando em grandes empresas, galgando cargo estratégico, como também, em paralelo a isto, a especialização acadêmica.
Esta pesquisa leva reflexões em relação ao sistema de cotas presente na UNEB, logo se dispõe a discutir para que se consiga melhorar os níveis de conscientização do discente em relação ao que pode ser devolvido para a sociedade.O Bacharelado em Administração trata das organizações como um todo, logo se faz necessário que existam medidas para que as teorias passada discutidas nas salas de aulas sejam relacionadas à realidade vivida pelo aluno cotista para que ele possa aplicar diretamente o seu aprendizado junto à sua realidade e, por consequência, seja o condutor de mudança no seu meio.
MATTOS, W. R. de. (2007) Contribuição historiográfica ao debate sobre ações afirmativas: exclusão racial na Bahia do século XIX. 12 f. EDUFBA MUNANGA, K. (1996) O Anti-racismo no Brasil. In: MUNANGA, K. (org.). Estratégias e políticas de combate à discriminação racial. São Paulo: Edusp, p.79-111. MUNANGA, K.; GOMES, N. L. (2006). O negro no brasil de hoje. São Paulo: Global. SACHS, I. (1986). Espaços e tempos do desenvolvimento. São Paulo, Vértice, 1986.