Resumo

Título do Artigo

Que País é este? Ajustamento Intercultural de Professores Estrangeiros em uma Universidade Federal Brasileira
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Palavras Chave

Expatriação
Ajustamento intercultural
Universidade Federal do Ceará

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Allan Douglas Rabelo Freire
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
3 - Márcia Zabdiele Moreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC

Reumo

O trabalho de Black, Mendenhall e Oddou (1991) evidencia o ajustamento intercultural. O problema de pesquisa como ocorre o ajustamento intercultural de professores expatriados em uma universidade federal brasileira? Como objetivo geral, a pesquisa objetivou descrever o processo de ajustamento intercultural de professores estrangeiros em uma universidade federal brasileira, em contexto de intensificação do processo de internacionalização dessas organizações educacionais.
Na concepção de Adler (1984), expatriado é o trabalhador que é enviado a um país estrangeiro em uma função de gerenciamento. Homem (2005), Pereira, Pimentel e Kato (2005) e Barbosa e Braga (2010) corroboram esse conceito. Richardson e McKenna (2003) concluíram que existem cinco principais razões para que estes busquem uma carreira em outro país, sendo estas: aventura e viagem, carreira, incentivos financeiros, família e por fim, mudança no estilo de vida. Foram analisados professores expatriados no Brasil e vinculados a uma universidade federal.
O ajustamento intercultural é definido como o grau de conforto psicológico com os diversos aspectos do país anfitrião (BLACK; GREGERSEN, 1991, SEBBEN, 2009, KUBO; BRAGA 2013). O conforto psicológico afeta a carga cognitiva e a velocidade com que os indivíduos podem realizar tarefas (KOOLE, 2009). A maioria dos estudos cuja temática é o ajustamento intercultural, utilizam o modelo de ajustamento proposto por Black, Mendenhall e Oddou (1991). Investigou-se como professores ajustam-se a mudança de país e de trabalho.
Para investigar o ajustamento intercultural de professores expatriados em uma universidade federal brasileira são apresentadas as categorias de análise: No que tange ao ajustamento ao trabalho, cinco unidades de contexto foram elencadas: integração com equipe local, conteúdo do cargo, apoio organizacional, estrutura organizacional, estresse e pressão. Quanto ao ajustamento geral foram analisadas as variáveis: custo de vida, clima, culinária. Quanto ao ajustamento interacional a partir das variáveis idioma, convivência com os locais, discriminação e costumes e cultura.
Os principais resultados encontrados quanto ao ajustamento antecipado para a família, os principais resultados são a atitude favorável e a saudade; na preparação, o conhecimento do país através do turismo; nas motivações o cônjuge ser parceiro; nas expectativas, o choque cultural; na visão sobre o Brasil, a insegurança, ser um país acolhedor e os estereótipos. Em relação ao ajustamento ao trabalho a burocracia, a alta carga de trabalho, as funções administrativas. Em relação ao ajustamento geral, o custo de vida elevado, os impostos, a saúde pública. quanto ao ajustamento interacional, o povo.
Possibilitar aos docentes, às universidades e aos pesquisadores uma discussão sobre a relevância do ajustamento intercultural no trabalho dos docentes e o papel da universidade nesse processo de internacionalização das universidades federais brasileiras.