Resumo

Título do Artigo

CARACTERÍSTICAS DO INDIVÍDUO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CRIATIVIDADE ORGANIZACIONAL: O CASO DO ARMAZÉM DA CRIATIVIDADE
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Palavras Chave

Criatividade Organizacional
Armazém da Criatividade
Características criativas

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - JÉSSICA MICAELLY SANTANA DO NASCIMENTO SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - CCSA-PROPAD
2 - Henrique Muzzio
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - DCA

Reumo

O ritmo acelerado das mudanças, as alterações tecnológicas e a concorrência contribuem para alterar significativamente o mercado econômico no qual as organizações estão inseridas. Esses fatores têm levado as empresas a um processo contínuo de inovação Num contexto de concorrência tão agressivo, novas ideias e novos produtos tornaram-se uma necessidade e não apenas um aparato para as organizações. Ademais, as mudanças no mercado corporativo têm pressionado as empresas a fazer um melhor uso de seus recursos disponíveis, incluindo-se aqui a criatividade de seus recursos humanos.
Há dificuldade em gerenciar a criatividade dos indivíduos dentro das organizações. Essa dificuldade se apresenta alicerçada ao fato de ser um fenômeno complexo que envolve uma série de variáveis inter-relacionados que afetam as manifestações criativas dos indivíduos (especialização, liderança, motivação, dentre outras.) para este estudo, partindo do pressuposto que a criatividade vem tornando-se um objeto crescente de interesse por parte da academia e dos gestores, buscou-se identificar o perfil do indivíduo e analisar a sua contribuição para o desenvolvimento da criatividade organizacional.
Para a organização, conhecer e desenvolver a capacidade criativa traz contribuições para o desenvolvimento de um ambiente mais favorável ao desenvolvimento de ideias potencialmente úteis ao negócio, além de favorecer a importância econômica da empresa e consequentemente da região. O contexto social, no referencial, é tratado como fator central de influência da capacidade criativa do indivíduo. A abertura da empresa a novas visões, o acesso, os recursos oferecidos pela empresa, dentre outros fatores, são considerados condicionantes para a formação do perfil do indivíduo criativo.
Além de uma revisão bibliográfica abordando os elementos teóricos relevantes para a pesquisa, foi conduzido um estudo de caso múltiplo, qualitativo, exploratório e descritivo, contemplando dez startups do Armazém da Criatividade do Agreste Pernambucano.
Os resultados indicam que o perfil das pessoas no ecossistema do Armazém da Criatividade apresenta características fundamentais para o processo de produção criativa, como, flexibilidade, originalidade, capacidade de elaborar ideias, automotivação, tolerância, dedicação, sensibilidade aos outros, persistência, mente aberta, lidar com inesperado, conhecimento, experiências e disposição a correr riscos, entre outras.
Averiguou-se que o perfil dos incubados foi significativo para a realização de um trabalho criativo. Através dos relatos obtidos nas entrevistas, foi possível compreender que, para realização de atividades diferenciadas e significativas, os incubados apresentam características condizentes com um perfil criativo, tais como, flexibilidade, originalidade e capacidade de elaborar ideias. Com isso, foi possível concluir que a performance criativa das startups depende do desempenho dos seus integrantes.
Alencar, E. M. L. S. (2012). Creativity in organizations: facilitators and inhibitors. Catholic University of Braselia, Brasilia, Brazil. In M. Mumford’s (Eds). Handbook of Organizational Creativity (pp. 87-111). London: Elsevier. Robledo, I. C., Hester, K., Perteson, D. R., & Mumford, M. D. (2012). Creativity in organizations: Conclusions. The University of Oklahoma, Norman, OK. In M. Mumford’s (Eds). Handbook of Organizational Creativity. London: Elsevier. Sohmen, V. S. (2015). Reflections on creative leadership. International Journal of Global Business, 8 (1),1-14.