Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DOS CONTROLES DE GESTÃO NO PROCESSO DE INOVAÇÃO: UM ESTUDO EM MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Controles de Gestão
Inovação
Micro, Pequenas e Médias Empresas

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Manoel Vieira
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - PPGAdm
2 - RODRIGO ANGONESE
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - FEAC
3 - Daniela Siqueira Colet
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - Feac
4 - ALINE MUNARETTO LIOTTO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - FEAC

Reumo

As mudanças no ambiente interno e externo das organizações demandam soluções para os desafios que se apresentam, para assegurar o seu desenvolvimento e continuidade no mercado. A inovação tem sido apontada como elemento crítico para a sustentabilidade e competitividade das organizações. A relevância do sistema de controle gerencial (SCG) para processos de inovação é um ponto importante para avançar na compreensão conceitual da gestão da inovação. encontraram evidências de que há relação positiva entre SCG e inovação para desenvolvimento de produtos.
Diante do contexto apresentado, este estudo visa responder à seguinte questão: qual a influência dos controles de gestão nos processos de inovação? Para responder à questão de pesquisa, o objetivo no estudo consiste em verificar a influência dos controles de gestão no processo de inovação das micro, pequenas e médias empresas atendidas pelo Projeto de Extensão Produtiva e Inovação – PEPI. Justifica-se este estudo pela necessidade de obter maior conhecimento sobre a relação dos SCG e inovação, contribuindo com o avanço nos estudos, apontados como escassos na literatura.
Sistema de controle gerencial O sistema de controle gerencial (SCG) é o processo pelo qual os gestores influenciam os outros membros de uma organização para implementar as estratégias da organização, garantindo que as pessoas supervisionadas por eles possam implementar as estratégias pretendidas (ANTHONY; GOVINDARAJAN, 2008). Inovação Considerada como um processo que envolve o desenvolvimento de novos produtos e/ou processos e alterações tecnológicas significativas em produtos e/ou processos já existentes, de modo que haja geração de algo novo ou aprimorado (OCDE, 2004).
Metodologicamente trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e documental. O estudo analisou dados coletados no banco de dados do Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação da Universidade de Passo Fundo/RS, referentes a 28 empresas de diversos segmentos, situadas no norte do Rio Grande do Sul de acordo com a área de abrangência dos Coredes. Quanto aos procedimentos estatísticos, foram utilizadas a análise de correlação de Spearman e análise de regressão logística, que foi utilizada para mensuração do constructo para testar a relação entre o sistema de controle de gestão e a inovação.
Os resultados da pesquisa apresentam evidências que os controles de gestão podem influenciar positivamente o processo de inovação. Percebe-se que a relação negativa entre controles de gestão e inovação é confirmada para aquelas empresas classificadas como não inovadoras. Portanto, há evidências que permitem aceitar a hipótese da pesquisa que considera que os sistemas de controles de gestão influenciam positivamente a inovação. Os achados permitem considerar que os sistemas de controle de gestão influenciam a inovação, confirmando os estudos de Beuren e Oro (2014).
Com base nos resultados foi aceita a hipótese de que os sistemas de controles de gestão influenciam positivamente a inovação (H1). Assim, conclui-se que os resultados da pesquisa apresentam evidências que os controles de gestão podem influenciar positivamente o processo de inovação. Nesse sentido, entende-se que este estudo contribui para com o avanço do conhecimento, bem como, para o avanço do entendimento existente a respeito da temática controles gerenciais e sua relação no processo de inovação das micro, pequenas e médias empresas, uma vez que este tema é menos recorrente na literatura.
BEUREN, I. M.; ORO, I. M. Relação entre Estratégia de Diferenciação e Inovação, e Sistemas de Controle Gerencial. RAC, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, art. 3, p. 285-310, maio/jun. 2014. DAVILA, A.; FOSTER, G., LI, M. Reasons for management control systems adoption: Insights from product development systems choice. Accounting, Organizations and Society, v. 34, n.3/4, p. 322-347, 2009. OCDE, O. C. E. e D. Manual de Oslo - Proposta de diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica (2nd ed.). Paris: FINEP. 2004.