Resumo

Título do Artigo

IMPACTO DA VITIMIZAÇÃO E DA QUALIDADE DAS ATIVIDADES POLICIAIS NA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA POR ANÁLISE DE VARIÂNCIA (ANOVA)
Abrir Arquivo

Palavras Chave

ANOVA
Segurança Pública
Vitimologia

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - DANIEL PEDRO RIBEIRO DA CUNHA
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - BARRA FUNDA (MEMORIAL)

Reumo

Vitimização é o levantamento sistemático de características das vítimas de crimes. Este é um estudo sobre governança do setor público que propõe uma ferramenta de gestão a fim de estabelecer parâmetros para o impacto da vitimização e da qualidade das organizações de Segurança Pública na sensação de segurança, contraponto às práticas do policiamento orientado ao problema, que é um paradigma. Está baseado em dados primários de coletados por uma pesquisa exploratória de entrevista direta, sobre o qual se aplica o modelo estatístico de Análise de Variância (ANOVA).
A escassez de pesquisas de vitimização e a falta de observância dos aspectos subjetivos da violência face ao paradigma policiamento orientado ao problema, sintetizam o problema. A pesquisa revela dois indicadores de segurança pública. O primeiro deles é a subnotificação, hipoteticamente relacionada a insegurança. O segundo a qualidade dos serviços policiais. O objetivo é graduar em uma escala a sensação subjetiva de segurança e a de satisfação com as organizações de segurança pública, e observar se infere distintamente em grupos vitimados por crimes e os que não sofreram violência criminosa.
A sensação de segurança é uma perspectiva subjetiva da violência. O ensaio descreve a saída "sensação de segurança" e busca justificar uma abordagem mais especializada que o resumo estatístico para compreender a subnotificação e a atuação policial. Através de uma amostra probabilística de uma pesquisa "survey" aplica-se a Análise de variância (ANOVA), testando a hipótese de que as médias de duas ou mais populações são iguais. As ANOVAs avaliam a importância de um ou mais fatores, comparando as médias de variáveis de resposta nos diferentes níveis de fator.
Pesquisa exploratória survey com a aplicação de questionário em entrevista direta aos moradores do Jardim Audir, na cidade de Barueri. Realizada em uma única fase, momento de corte-transversal para retratar o estado das variáveis de segurança. Amostra é sistêmica e probabilística, respeitando-se a proporção residências quadra a quadra, coletadas a cada 100 (cem) metros. Resume-se estatisticamente os dados para evidenciar achados preliminares e o atendimento dos pressupostos para aplicação do modelo ANOVA, chegando aos resultados da aplicação da análise de variância de forma teórico-empírica.
O resumo estatístico dos dados mostra que há grandes chances de um indivíduo escolhido aleatoriamente apresentar um valor entre 5 e 7 de sensação de segurança e orbitam na mesma média para vitimados e não vitimados. Evidencia que os pressupostos do modelo de análise de variância foram atendidos. A análise de variância resultou na ausência de indícios de relação entre a subnotificação e a sensação de segurança, e que a sensação de segurança é diretamente proporcional a qualidade dos serviços prestados pelas organizações policiais e ao comportamento de seus agentes.
O estudo favorece a aferição continuada dos indicadores e a difusão do conhecimento, visto que a continuidade das pesquisas foi um problema vivenciado pelos os órgãos competentes. Os resultados levam a priorização e personalização da atuação policial. A transparência pode contribuir para a formação da opinião social contra "cultura da insegurança", especulada pela mídia através de notícias de violência, e que por muitas vezes não tem relação direta com o modo de vida da localidade. Isto pode reduzir a ansiedade gerada pelo medo da violência e agregar diretamente valor à qualidade de vida.
ALMENDRA. Os mundos do crime: práticas e representações da violência urbana em múltiplas escalas de análise. BRASIL. Pesquisa Nacional de Vitimização. CARNEIRO. Pesquisas de vitimização e gestão da segurança pública. CASTRO. Sentimento de (in)segurança: real e subjetiva. CUNHA DE SOUZA. Subnotificação de violências e crimes na cidade de Belém. FREITAS. O método de pesquisa survey. LIMA. Contando crimes e criminosos em São Paulo. MINITAB. O que é ANOVA?. SZWARCWALD. DAMACENA. Amostras complexas em inquéritos populacionais: planejamento e implicações na análise estatística dos dados.