Resumo

Título do Artigo

PIERRE BOURDIEU NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS: um estudo bibliométrico internacional sobre a contribuição do sociólogo nas publicações da área da administração
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Bourdieu
Estudos organizacionais
Bibliometria internacional

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Abordagens e Teorias organizacionais Contemporâneas

Autores

Nome
1 - Henrique Letrari
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Jacques Haruo Fukushigue Chiba
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - CESA - Centro de Estudos Sociais Aplicados
3 - Rafael Borim de Souza
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Reumo

A importância dos estudos organizacionais está na criação de diálogos que fazem referência ao escopo teórico e epistemológico das organizações e também nas perspectivas e contribuições relacionadas às práticas cotidianas das organizações. Com o intuito de mapear quais são os caminhos do futuro dos estudos organizacionais, esta investigação propôs uma exploração bibliométrica do espaço científico internacional, no que tange os assuntos relacionados aos estudos organizacionais fundamentados na sociologia de Pierre Bourdieu (1930 – 2002).
O problema desta pesquisa foi: como está o cenário das publicações internacionais sobre estudos organizacionais que abordam Pierre Bourdieu em suas discussões? O objetivo desta pesquisa foi mapear quantitativa e qualitativamente, por meio de um estudo bibliométrico na produção científica internacional da área selecionada para a seleção dos periódicos na metodologia, os estudos organizacionais que abordam contribuições de Pierre Bourdieu em suas discussões.
Para que objetivo desta pesquisa fosse atendido, foi-se discutido teoricamente os seguintes assuntos: o conteúdo das obras de Bourdieu que foram mais citadas, sendo elas “Um Convite à Sociologia Reflexiva” e “A Distinção”; as teorias mais citadas de Bourdieu, sendo campo, tipos de capital e habitus; e sobre a estratégia de pesquisa de estudo de caso, sendo a mais utilizada entre as publicações consideradas na bibliometria realizada.
Esta pesquisa bibliométrica de revistas de Qualis específicas que coletou artigos julgados relevantes teve uma abordagem quantitativa e descritiva, ao buscar dados sobre o período, país, instituição de ensino, autoria, espaço de atuação dos autores e periódico mais produtivos; e qualitativa e exploratória, ao buscar, por meio da leitura dos artigos selecionados, os temas discutidos, as obras e teorias de Pierre Bourdieu mais citadas, e a estratégia de pesquisa utilizada para os estudos organizacionais, os quais abrigaram a sociologia bourdieusiana em suas discussões.
2015 e 2016 foram os anos mais produtivos; o periódico Accounting, Auditing & Accountability Journal teve o maior número de artigos; dois autores se fizeram mais presentes; o espaço de atuação mais presente foi da Administração; a instituição com maior presença de autores foi a Universidade de Leicester; e o país que mais concentrou autores foi a Inglaterra. Foram encontrados onze temas; duas obras bourdieusianas estiveram entre as mais citadas; as teorias mais presentes foram campo, tipos de capital e habitus; e a estratégia de pesquisa mais utilizada foi o estudo de caso.
Constatou-se uma dominação intelectual das discussões pelos britânicos, tornando assim o discurso regionalizado. Concluiu-se também que, apesar das primeiras publicações terem acontecido desde 1994, apenas em anos recentes o interesse pelas investigações organizacionais a partir de Bourdieu se manifestou. Constata-se que os temas de discussões são pluralistas, pois não há uma centralização demasiada das discussões em determinado assunto relacionado a pesquisa social, o que implica em observar que a sociologia bourdieusiana, para os estudos organizacionais, possui grande potencial de discussão.
BOURDIEU, P. A Distinção: Crítica Social do Julgamento. 1. ed. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2015a, 560 p. BOURDIEU, P; WACQUANT, L. J. D. An Invitation to Reflexive Sociology. Chicago: The University of Chicago Press, 1992, 332 p. CLEGG, Stewart R.; HARDY, Cynthia; NORD, Walter R. Handbook de Estudos Organizacionais: Modelos de Análise e Novas Questões em Estudos Organizacionais. Vol. 1. 1. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 4. reimpressão, 2007, 472 p.