Resumo

Título do Artigo

Ecoinovação e upcycling para produção e consumo sustentável na moda: o caso da think blue-RJ
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Palavras Chave

Ecoinovação.
Upcycling.
Consumo sustentável.

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Angélica Catarine da Mota Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Campina Grande-Paraíba
2 - AMANDA DE PAULA AGUIAR BARBOSA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade
3 - Verônica Macário de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade

Reumo

Um dos meios de se alcançar o desenvolvimento de negócios sustentáveis decorre da adoção de ecoinovação, que é uma estratégia adotada com o intuito de contribuir com o desenvolvimento sustentável, minimizando os impactos socioeconômicos (HORBACH et al., 2012). Dentre os modelos de ecoinovação, destaca-se o de Bocken et al. (2014), que apresenta oito arquétipos para a prática de soluções inovadoras que objetivam o desenvolvimento de negócios sustentáveis. Este modelo possibilita a análise da adoção de ecoinovações nas mais variadas atividades econômicas, em especial, no setor de moda.
Apesar da indústria de moda ser conhecida por sua alta obsolescência, tendências como upcycling, slow fashion, reuso, reciclagem (CNI, 2017; UNIETHOS, 2013) têm emergido como propósito de desafiar paradigmas tradicionais de produção. Mais especificamente, o upcycling propõe o reuso de materiais para serem transformados em produtos com maior valor ou qualidade do que o produto original (SUNG, 2015). Nessa perspectiva, o estudo teve como objetivo analisar o processo de ecoinovação em uma empresa especializada no segmento jeans, que adota técnica upcycling, com base no modelo proposto por Bocken.
Ecoinovação consiste na produção, assimilação e exploração de um produto, processo produtivo ou serviço que é novo para a organização e que resulta uma redução de risco ambiental, poluição e impactos prejudiciais ao meio ambiente (ANDERSEN, 2006, 2008; KEMP; PEARSON, 2007; RENNINGS, 2000). O modelo proposto por Bocken et al. (2014), apresenta oito arquétipos para a prática de soluções inovadoras que objetivam o desenvolvimento de negócios sustentáveis. Estas soluções podem ser resultantes de ecoinovações agrupadas nas dimensões tecnológica, social e organizacional.
Foi realizado um estudo de caso de natureza descritiva e exploratória, a partir do uso de entrevista semiestruturada e análise documental sob a ótica dos arquétipos do modelo de Bocken (2014). A unidade de análise foi uma empresa do segmento de moda situada no Rio de Janeiro-RJ, que tem o jeans como a sua matéria-prima para a confecção de novas peças de roupas e acessórios, reinserindo na cadeia de produção materiais que seriam descartados a partir do uso da técnica upcycling.
O propósito da empresa é resgatar um material que seria descartado para reingressar na cadeia têxtil novamente. Desta forma, a empresa oferece garantia vitalícia de suas peças, para incentivar os clientes a maximizar o uso dos produtos e evitar o descarte indevido, bem como integra proativamente os stakeholders e projeta seus produtos para conferir qualidade, durabilidade e versatilidade. Portanto, os resultados mostraram que a empresa possui aspectos que contribuem para o seu desenvolvimento como negócio sustentável, tendo atendido aos oito arquétipos do modelo de Bocken (2014).
Conclui-se que a empresa pesquisada contempla os arquétipos do modelo adotado, com destaque para o arquétipo criar valor a partir de resíduos, que está em consonância com o propósito da empresa em desconstruir o jeans para a construção de novas peças e acessórios, aproveitando todas as sobras criando um novo destino para materiais que seriam descartados, agregando valor ambiental e social nos produtos confeccionados.
ANDERSEN, M. M. Eco-innovation - towards a taxonomy and a theory. Paper to be presented at the 25th Celebration Conference 2008. Copenhagen, CBS, Denmark, June 17 - 20, 2008. Disponível em:.Acessado em 02 de julho de 2018. BOCKEN, N. M. P. et al. A literature and practice review to develop sustainable business model archetypes. Journal of cleaner production, v. 65, p. 42-56, 2014.