Resumo

Título do Artigo

REDES SOCIAIS ONLINE COMO CAMPO DE PESQUISA: Explorando Potencialidades Para A Pesquisa Organizacional Online
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Palavras Chave

Redes sociais online
etnografia
pesquisa organizacional

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - CINTIA RODRIGUES DE OLIVEIRA MEDEIROS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
2 - Rafael Alcadipani
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - EAESP

Reumo

A mídia social digital tem atraído a atenção de acadêmicos e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, como Comunicação, Administração, Sociologia, entre outras, pela sua riqueza como campo de estudos.
Visto que nas pesquisas acadêmicas em estudos organizacionais as redes sociais online assumiram papel importante, ganhando considerável interesse, embora ainda com muitas lacunas, a questão que orienta este artigo é: quais as potencialidades e desafios para pesquisadores de organizações quando as RSO são objeto, ferramenta ou campo de pesquisa? Nosso objetivo é discutir sobre a utilização das redes sociais online como campo de pesquisas, com especial atenção para aquelas produzidas na área de estudos organizacionais.
Percorrendo a literatura das áreas de comunicação e de tecnologia da informação, achamos oportuno discorrer sobre os conceitos de mídia social e redes sociais online. Em seguida, trazemos as questões éticas que envolvem a pesquisa online e levantamos outras questões relevantes para a pesquisa etnográfica realizada com mediação da tecnologia.
O impacto das novas tecnologias em geral, e, mais especificamente, das redes sociais online, na vida cotidiana das pessoas, despertou interesse de pesquisadores em vários campos do conhecimento, como a antropologia, comunicação, sociologia, linguística e administração, principalmente na área de pesquisas do consumidor e tecnologias da informação. O fato é que a nossa compreensão das organizações deve agora considerar a sua atuação no espaço virtual e online, inclusive, pelo fato de essas criarem suas próprias redes sociais corporativas online.
O pesquisador organizacional tem um vasto campo de possibilidades de investigações no campo online. No entanto, pesquisas de campo online não devem ser a única fonte de dados, visto que não é capaz de oferecer a totalidade das interações, sendo assim, métodos complementares de coleta de dados contribuem para resultados mais abrangentes sobre o fenômeno objeto da pesquisa. O que também é desafiador é desenvolver categorias analíticas que possam capturar a complexidade das relações entre a tecnologia e sociedade.
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