Resumo

Título do Artigo

EVENTOS AFETIVOS E EMOÇÕES BÁSICAS NA DECISÃO ORGANIZACIONAL: Um estudo na ambiência corrupta em uma empresa estatal do setor petrolífero
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Emoções Básicas.
Eventos Afetivos.
Decisão Organizacional.

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Daniel Jardim Pardini
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Programa de Doutorado e Mestrado em Administração
2 - Francisca Marcela Donoso Ponce de Ponce
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Cruzeiro

Reumo

Considerando a ausência de consenso nos estudos que buscam compreender as influências das emoções no processo decisório, o presente estudo busca explorar as lacunas existentes na complexidade analítica que paira nas relações entre eventos externos, manifestações emotivas e decisão organizacional. Na proposta de construir um modelo empírico para testar a influência dos eventos afetivos nas emoções básicas que atuam nos processos de decisão, utilizou-se como diretriz o modelo teórico desenvolvido por James & Ashkanasy (2008).
Buscou-se responder à seguinte questão de pesquisa: quais são as influências dos eventos afetivos nas emoções básicas que atuam nos processos decisórios em uma ambiência organizacional corrupta? Sustentado por bases teóricas que tratam das emoções nos processos decisórios, o presente estudo objetiva analisar as influências dos eventos afetivos - econômico, legal, político, interpessoal e de mudanças organizacionais - nas emoções básicas e processos decisórios de executivos atuantes em ambiência corrupta de uma empresa multinacional de exploração de petróleo.
O modelo teórico proposto está sustentado em dois modelos. O primeiro foi desenvolvido por Weiss & Cropanzano (1996), que trata da relação dos eventos afetivos no ambiente de trabalho organizacional e as reações afetivas advindas que originam em comportamentos voltados ao julgamento ou às próprias características afetivas. O segundo escopo teórico desenvolvido por James & Ashkanasy (200) que aborda os eventos afetivos externos à organização e sugere que esses fatores provocam respostas emocionais nos membros da organização.
Para testar o modelo teórico empírico proposto utilizou-se de uma abordagem qualitativa de caráter descritiva e elegeu-se a técnica de análise de conteúdo para a compreensão das influências dos eventos afetivos nas emoções básicas que atuam nos processos decisórios. Os processos de codificação, inferências e redes semânticas foram operacionalizadas por meio do software Atlas TI 8.0. Foram analisados os fenômenos ocorridos com três dirigentes da principal empresa do setor petrolífero no Brasil.
Tendo como referência os eventos afetivos da ambiência organizacional – econômicos, legais e políticos; mudança organizacional e; ambiente interpessoal - para cada uma dessas dimensões são analisados os fatores de emoções básicas manifestados e as devidas repercussões nas decisões organizacionais. A partir dos eventos afetivos – a) econômicos, legais e políticos; b) mudança organizacional e; c) ambiente interpessoal – são descritos os fatores emotivos (alegria, raiva, medo, tristeza e aversão) gerados nestes executivos e de que maneira essas emoções básicas tiveram relação com as decisões.
O presente estudo inova em três frentes nas pesquisas científicas sobre emoções e processos decisórios. Além de testar o modelo teórico que busca entender as repercussões dos fatores afetivos - econômico, legal, político, de mudança na organização - e suas influências nos estímulos e estados emotivos que permeiam a decisão no ambiente organizacional, acrescenta a variável “relações interpessoais”, que se mostra útil no mapeamento nas redes de relacionamento internas e externas que contribuem no processo decisório. A terceira novidade esta na aplicação do modelo em uma ambiência corrupta.
Ashkanasy, N., & Dorris, A. (2017). Emotions in the Workplace. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 4(1). James, C. E. A., & Ashkanasy, N. (2008). AET - Affective Events Theory: A Strategic Perspective (Vol. 4, p. 1–34). UK: Emerald Group Publishing/JAI Press. Recuperado de https://books.google.com.br/books?isbn=1846639409 Weiss, H. M., & Cropanzano, R. (1996). Affective Events Theory: A theoretical discussion of the structure, causes and consequences of affective experiences at work. Research in organizational behavior: An annual series of analytical essays