Resumo

Título do Artigo

O ESTUDO DA QUALIDADE COMO SUPORTE PARA REDUÇÃO DE REJEITOS
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Palavras Chave

qualidade
operação
processo

Área

Artigos Aplicados

Tema

Operações

Autores

Nome
1 - Jociane Nascimento Sampaio
-
2 - Marco Aurélio S. Fittipaldi
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS - Fatec Itaquaquecetuba

Reumo

As empresas buscam a excelência em seus processos, para oferecer serviços e produtos cada vez melhores, preços competitivos e reduzir custos sem comprometer a qualidade. A otimização deve estar entre as principais metas a serem alcançadas. Sabendo desta importância, este trabalho justifica-se, pois, a empresa em estudo apresentava grande quantidade de produtos acabados rejeitados pela qualidade, por não apresentarem conformidade com as especificações. Diante do exposto, o objetivo do estudo foi estudar a qualidade como suporte para redução destes rejeitos.
A empresa deste relato atua no segmento de higiene pessoal, é líder de mercado e está presente em mais de 140 países, com operações em 37 deles. Entrega produtos de alta qualidade que atendem às necessidades de quase 1.5 bilhão de pessoas ao redor do mundo. Está presente no Brasil desde 1996. Em abril de 2017 a Z Brasil apresentava altos volumes de rejeitos, provenientes de produtos acabados não conforme.Visando à redução do volume de produtos rejeitados, os autores deste relato desenvolveram uma investigação para identificar as possíveis causas dos altos volumes de rejeitos encontrados.
Foi diagnosticado que houve um aumento de rejeito de 851,93%, comparando o ano de 2016 até abril de 2017. A partir disso, foram levantadas as possíveis causas do problema: ausência de conhecimento operacional referente a qualidade do produto; falha no desempenho da máquina e matéria prima. Assim, foram definidas as possíveis soluções: treinar os operadores de máquina, checar as partes da máquina que afetam a performance do produto e avaliar os certificados de qualidade do fornecedor da matéria prima especifica.
A partir das possíveis soluções, determinou-se treinamento aos operadores de máquina. O intuito do treinamento era que as aprendizagens adquiridas pelos colaboradores fossem aplicadas no ambiente de trabalho. Em maio de 2017 foi realizada manutenção especifica na parte da máquina que poderia afetar a qualidade. Em paralelo com o processo de treinamento, houve a verificação da matéria prima, foram identificados quatro lotes não conforme, que foram bloqueados e não enviados à máquina produtiva, no valor de R$ 176.398,00 em matéria prima não conforme e produtos acabados rejeitados.
Os objetivos foram atingidos após o período das intervenções, as perdas de rejeitos provenientes da não conformidade foram eliminadas. A quantidade de reclamações do consumidor foram reduzidas em 74% comparado o período 2017/2018. Os resultados obtidos refletiram na melhoria do processo produtivo, aumento da eficiência e rendimento da máquina, redução de custos provenientes da má qualidade, melhoria na satisfação do consumidor e consequentemente na imagem da marca, aumento do lucro operacional, disseminação dos conteúdos aprendidos e diminuição dos resíduos gerados pelos rejeitos.
A confiança que a matéria prima estava padronizada, conforme a certificação ISO 9001, foi quebrada. A certificação exigida por várias empresas como pré-requisito para fornecimento torna-se um quesito frágil uma vez que, após o processo de certificação o fornecedor “afrouxa” o rigor no processo de fabricação de seus produtos, o que gera perda da padronização. Os constantes recalls das montadoras são um exemplo disto. Não confiar apenas nas certificações, realizar inspeções no recebimento e validar a matéria prima antes de enviar para produção, ou seja analisar as causas e não só os efeitos.