Resumo

Título do Artigo

ENFOQUE META-ANALÍTICO DA LIDERANÇA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Liderança
meta-análise
bibliometria

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - KEILLA DAYANE DA SILVA OLIVEIRA
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Conceição
2 - Edson Keyso de Miranda Kubo
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) Mestrado e Doutorado
3 - Eduardo de Camargo Oliva
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado)

Reumo

Desde a origem da temática liderança, inúmeros estudos e pesquisas surgiram proporcionalmente ao crescimento e a expansão geográfica das organizações, que demandaram cada vez mais dos líderes a diversificação das estratégias para a conquista e adesão das pessoas aos objetivos corporativos. As pesquisas desenvolvidas fomentaram o surgimento de uma série de teorias e abordagens, as quais pretenderam compreender o fenômeno, assim como propor maneiras mais efetivas do desenvolvimento da liderança (Sant'anna, Campos, & Lótfi, 2012).
A partir da relevância do tema tem-se a seguinte pergunta de pesquisa: Quais as publicações, periódicos, universidades e países mais influentes na área de Liderança no período de 1998 a 2017? Para obter resposta a pergunta de pesquisa, esta pesquisa tem como objetivo realizar uma revisão meta-analítica das principais publicações internacionais e seus autores, periódicos, universidades e países que contribuem para a área de Liderança, bem como suas direções, a identificação das redes de colaboração, relacionadas ao campo de pesquisa no período de 1998 a 2017.
A natureza da liderança é como um processo complexo, multinível e socialmente construído que faz dela um fenômeno de grande interesse, mas também um desafio para estudar. Essas complexidades podem ser abraçadas e celebradas como desafios positivos ou afligidas como imensas impossibilidades (Gardner, Lowe, Moss, Mahoney, & Cogliser, 2010). A liderança é um campo teórico e empírico de investigação que se tornou repleto de concepções e preferências metodológicas.
Os métodos usados neste estudo derivam da pesquisa bibliométrica (Van & Waltman, 2014). A análise bibliométrica foi classificada em duas categorias, conforme o indicador de atividade ou o indicador de relacionamento. A primeira categoria é a análise de citações, que fornece dados sobre o impacto da pesquisa. A segunda categoria é a denominada análise de cocitação e acoplamento bibliográfico que traça as relações e interações entre diferentes pesquisadores, revelando assim as tradições intelectuais dentro de um campo.
Os dados utilizados para a análise desta pesquisa foram coletados da base Social Science Citation Index (SSCI) da Web of Science. O resultado é composto por 10.422 artigos sobre Liderança, abrangendo um período de 1998 a 2017. O processo de busca das publicações desenvolvidas foi obtido pela busca da palavra-chave '' leadership'' nas categorias ''Gestão'', ''Negócio'‘, ''Economia'', ''Finanças''. A análise dos dados utilizou uma abordagem unificada de mapeamento e clusterização. Desta forma, os mapas de clusters foram gerados pelo software Vosviewer versão 1.6.7.
– Os resultados da pesquisa mostram que o número de estudos no período analisado é crescente. As análises confirmam a existência das redes de colaboração que desenvolvem estudos sobre vários subtemas envolvendo Liderança, além de fornecer insights sobre a importante contribuição de pesquisadores de diversas nacionalidades e organizações. Este artigo contribui para o campo de estudos de liderança ao esclarecer que não há endogenia dos pesquisadores envolvidos nessa temática, mas prevalece os países do eixo América do Norte e Europa na publicações acerca da liderança.
Gardner, W. L., Lowe, K. B., Moss, T. W., Mahoney, K. T., & Cogliser, C. C. (2010). Scholarly leadership of the study of leadership: A review of The Leadership Quarterly's second decade, 2000–2009. The Leadership Quarterly, 21(6), 922–958. Sant'Anna, A. S., Campos, M. S., & Lófti, S. (2012). Liderança: o que pensam executivos brasileiros sobre o tema? Revista de Administração Mackenzie, 13(6), 48-76. Van Eck, N. J., & Waltman, L. (2014). Visualizing bibliometric networks. In Measuring scholarly impact (pp. 285-320). Springer International Publishing.