Resumo

Título do Artigo

O turismo pelo olhar da teoria da prática
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Palavras Chave

Teoria da Prática
Organizing
Cotidiano

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Sâmela Pedrada Cardoso
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Goiabeiras

Reumo

Este ensaio busca provocar reflexões acerca dos estudos baseados na teoria da prática aplicados a maneira de fazer turismo. O turismo é uma prática transformadora, que dá destaque nas preferências e experiências do turista (CHEN, CHEN, 2010). Todavia, cada turista vivencia as experiências de maneira diferente, que proporcionam uma transformação do indivíduo durante essa prática (PINE, GILMORE, 1998). Essas nuances podem ser discutidas a partir de um processo cultural resultante de um conjunto de práticas organizativas (BISPO, 2016).
O objetivo deste artigo teórico-reflexivo foi discutir os estudos baseados em prática, articulando-os com aspectos do turismo e com a noção de cotidiano.
São discutidos na fundamentação teórica estudos baseados em prática organizacional, posteriormente trabalhos sobre os estudos teóricos de turismo tradicionais e finalmente com a aplicação dos estudos baseados em prática para o turismo, buscando promover uma intercessão entre eles.
Utilizou-se nesse artigo a abordagem de objeto empírico da Teoria da Prática, aplicando-a ao turismo no intuito de compreender o “como” de uma lente da prática e promover um diálogo com foco na atividade cotidiana, articulando relações teóricas, entendendo como essas práticas são geradas e operadas, bem como situando-as em variados contextos da sociedade (FELDMAN, ORLIKOWSKI, 2011).
Este estudo buscou dialogar a possibilidade de um olhar diferenciado sobre o fenômeno turístico, englobando outros aspectos do que se tem na literatura tradicional, compreendendo a prática de turismo no cotidiano dos turistas e ampliando o tempo e o espaço em que se faz turismo. Sendo assim, propõe-se novas pesquisas utilizando a teoria da prática para análise e compreensão do turismo, com estudos empíricos a fim de testar os pressupostos teóricos levantados nesse artigo em diferentes contextos sociais em que se faz turismo.
BISPO, M. O Turismo como Prática Cultural Organizativa, Sociomaterial e Estética. RIGS, v.5n.2 p.125-137, maio/ago. 2016. CHEN, C, & CHEN, F. Experience quality, perceived value, satisfaction and behavioral intentions for heritage tourists. Tourism Management, 31, 29–35. 2010. PINE, J. & GILMORE, J. Welcome to the Experience Economy. Harvard Business Review, July. 1998.