Resumo

Título do Artigo

#PraCegoVer: Uma discussão da Inclusão Digital e Social sob a ótica da Pesquisa Transformativa do Consumidor
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Palavras Chave

Acessibilidade
Redes Sociais
Pesquisa Transformativa do Consumidor

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Governo Eletrônico e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) para o Desenvolvimento

Autores

Nome
1 - Mikaela Daiane Prestes Floriano
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
2 - Paulo Vanderlei Cassanego junior
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
3 - ANDRESSA HENNIG SILVA
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento

Reumo

As redes sociais alteraram a comunicação e a disseminação de informações na sociedade. Entre os instrumentos facilitadores dessas plataformas, a hashtag tem se tornado um elo entre diferentes temáticas e indivíduos, bem como ferramenta de associação de conteúdos. O emprego desse instrumento tem sido percebido em diferentes contextos, sendo recentemente aplicado a campanhas sociais. Nesse contexto, a campanha denominada #PraCegoVer, destaca-se ao chamar atenção para a exclusão digital e social de pessoas com deficiência visual.
As hashtags, ao potencializarem campanhas e auxiliarem no debate de diferentes assuntos, podem facilitar na disseminação de propostas que consigam melhorar a vida dessas pessoas. Assim, tem-se com objetivo investigar como o emprego da #PraCegoVer tem contribuído para a inclusão de deficientes visuais nas mídias sociais digitais. Especificamente: i) identificar como está ocorrendo o uso dessa hashtag; ii) verificar a natureza das organizações adeptas a essa campanha; iii) analisar a percepção dos usuários sobre o emprego da #PraCegoVer; e iv) discutir os resultados encontrados com base na TCR.
Demonstram-se nessa seção o referencial teórico abordando os principais conceitos utilizados nesta pesquisa. Traz-se os conceitos e definições de Deficiência Visual, onde são abordados estudos como os de Campêlo et al. (2011), Faria, Siqueira e Carvalho (2013) e Coelho e Abreu (2017), o emprego de hashtags em campanhas na rede social, tendo em vistas as considerações de Boyd (2010), Recuero e Soares (2013) e Romero e Silva (2018). Discute-se também o movimento Pesquisa Transformativa do Consumidor (TCR), sendo evidenciados os estudos de Mick et al., (2012) e Pinto et al. (2016).
No que se refere ao percurso metodológico, foi realizado um estudo narrativo, de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Sendo os dados auferidos por meio de entrevista com roteiro semiestruturado com a idealizadora da ação, levantamento dos conteúdos produzidos pelos seguidores da fanpage oficial do projeto no Facebook e mensuração das organizações aderentes ao uso da hashtag por meio da ferramenta Netlytic. Como técnica de análise dos dados, utilizou-se da análise interpretativa das informações.
Com base na análise, percebe-se que a #PraCegoVer está contribuindo para que indivíduos com deficiência visual possam ser incluídos no cotidiano dos internautas brasileiros. A acessibilidade digital inerente ao emprego da #PraCegoVer tem chamado a atenção de organizações de todos os portes. Pode-se perceber que a #PraCegoVer tem sido acrescida as publicações de órgãos públicos e empresas privadas que buscam através das mídias sociais contribuírem para o bem-estar de consumidores deficientes visuais.
Verificou-se a percepção e aceitação dos seguidores sobre o uso da hashtag, percebendo-se também a maneira como esta tem servido para a ocorrência de discussões acerca da acessibilidade e deficiência visual. Nesse sentido, constatou-se que os objetivos aos quais se propõe estão sendo alcançados. Referente à relação entre a campanha e a Pesquisa Transformativa do Consumidor, percebe-se que a #PraCegoVer mostrou-se como possível manifestação para a melhoria das condições de vida de determinada população e pode servir de modelo para uma das diretrizes que orientam tal vertente de estudo.
BOYD, Danah. Social network sites as networked publics: Affordances, dynamics, and implications. A networked self. Routledge, p. 47-66, 2010. KOZINETS, R.; BELZ, F.; MCDONAGH, P. Social media for social change: a transformative consumer research perspective. In: MICK, D. et al,. Transformative Consumer Research for personal and collective well being: reviews and frontiers. New York: Taylor and Francis, 2012. MICK, D.; PETTIGREW, S.; PECHMANN, C.; OZANNE, J. Transformative consumer research for personal and collective well-being: for personal and collective well-being, New York: Routledge, 2012