Resumo

Título do Artigo

O ORGANIZAR DO JOGO: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO RPG PARA OS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

RPG
Práticas
Organizing

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Abordagens e Teorias organizacionais Contemporâneas

Autores

Nome
1 - Arthur Lopes Azevedo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Goiabeiras
2 - Leticia Dias Fantinel
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

A introdução faz uma breve abordagem dos temas que serão discutidos ao longo do artigo. Inicialmente, destacamos a importância da atividade lúdica para o indivíduo, algo que está em seu cotidiano desde tempos imemoriais, com destaque para os jogos de RPG. Seguimos destacando outros temas que será parte do embasamento teórico deste trabalho: a perspectiva certeauniana das práticas, como aporte teórico para discutir práticas cotidianas no processo organizativo de um jogo de RPG e a ontologia do organizing, visto que o processo organizativo dos jogos de RPG se dá de forma constante.
O presente artigo caracteriza-se como teórico reflexivo, tendo como objetivo principal discutir as contribuições para os Estudos Organizacionais da análise dos jogos de RPG enquanto processos organizativos, tendo como base a teoria da prática de Michel de Certeau.
Está divida em duas sessões. A primeira sessão que trata do RPG traz algumas das características do jogo e exemplifica de forma sucinta como se dá seu andamento. A outra trata da articulação entre a ontologia do organizing e a teoria das práticas certeauniana. Tal abordagem foca na produção da organização, tratando então do processo organizativo, algo em movimento. É justamente nesta perspectiva de movimento que promovemos a associação entre as bases teóricas utilizadas neste artigo, uma vez que para Certeau (1998), o cotidiano constantemente construído por meio das práticas.
A discussão passa pela compreensão do processo organizativo do jogo de RPG em três níveis. Inicialmente, as práticas do espaço, abordando a organização das jogatinas. A seguir, as práticas dos jogadores e mestres, articuladas na interpretação de seus personagens e no desenvolvimento da narrativa, visto que os jogadores devem se relacionar entre si, com o mestre e as regras do jogo, visando desenvolver a mesma. Por fim, as práticas de organização do jogo, relacionadas aos acontecimentos do jogo em si e que levam a articulação de práticas para dar continuidade a este processo organizativo.
A conclusão recupera conceitos do referencial teórico e as respectivas articulações feitas entre estes a prática do RPG e seu processo organizativo. Destacamos elementos importantes deste tipo de jogo que promovem a sua caracterização como processo organizativo e algumas das muitas práticas que são passiveis de observação no mesmo, partindo de uma abordagem certeauaniana. É possível então discutir a articulação de práticas na construção da narrativa de um jogo que favorece a observação dos relatos, prática certeauniana ainda pouco discutido quando comparado, por exemplo, a estratégia e tática.
Princiapis referencias para contrução deste resumo CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998 DUARTE, M. F.; ALCADIPANI, R. Contribuições do organizar (organizing) para os estudos organizacionais. O&S, v. 23, n. 76, p. 057-072, 2016. LEITE, R. P. A Inversão do cotidiano: práticas sociais e rupturas na vida urbana contemporânea. DADOS: Revista de Ciências Sociais, v. 53, n. 3, p.737-756, 2010. WEICK, K. E.; SUTCLIFFE, K. M.; OBSTFELD, D. Organizing and the process of sensemaking. Organization Science, v.16, n.4, p.409-421, 2005.