Resumo

Título do Artigo

Voluntariado no Controle Social da gestão das cidades: um olhar sobre o voluntariado no Observatório Social de Piracicaba
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Voluntariado
Controle Social
Motivação.

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - Claudio Augusto Ferreira Di Marco
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - ESALQ
2 - Eliana Tadeu Terci
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP - Departamento de Economia, Administração e Sociologia

Reumo

Baseado numa visão de que a democracia é mais ampla, que ocorre também pela atuação dos cidadãos no controle social da gestão pública, analisam-se questões relacionadas às pessoas que resolver ser voluntarias em instituições a sociedade civil que praticam o controle social, para buscar visualizar os motivos que as fazem buscar atividade voluntária diversas das tradicionais na cultura brasileira.
Diante de pesquisas que comprovam que o brasileiro, em geral, atua em atividades voluntárias ligadas à caridade ou à educação, busca-se entender se há uma motivação diferente para aqueles cidadãos que se voluntariam em atividades de controle social. O trabalho tem o objetivo de projetar uma visão mais acurada sobre a atividade voluntária de controle social para as práticas da accountability, a fim de se poder traçar um panorama que possibilite que mais voluntários possam se unir nessa prática, melhorando o controle da gestão pública pela sociedade.
Tendo como base os estudos de Souza e Medeiros (2012) e de Salazar; Silva e Fantinel (2015) traça-se um modelo que busca entender por meio das ações dos voluntários quais seriam as suas motivações ao exercerem a atividade voluntária. Conjugando essas ações voluntárias com a história de vida de cada um dos participantes da pesquisa, pode-se traçar um quadro resumido sobre se há ou não diferenças de motivação entre praticar a atividade de controle social em associações civis ou praticar atividade voluntária tradicional.
Este artigo buscou entender as motivações e disposição destes cidadãos, através da aplicação de entrevistas semiestruturadas junto aos voluntários participantes do Observatório Social de Piracicaba (entidade civil sem fins econômicos, sediada na cidade de Piracicaba - SP). Os dados coletados foram analisados pelo método da análise sociológica do discurso.
Utilizando-se da técnica da análise de discurso na perspectiva social-hermenêutica (GODOI, 2006, p. 385). Tal escolha se deu por ter ocorrido uma observação das ações e das interações dos entrevistados dentro da organização estudada, sendo essa perspectiva a que mais se coaduna com essa visão do contexto organizacional. Desta forma, foi possível identificar nas falas dos participantes várias ações e motivações que se encaixam nos padrões propostos por Souza e Medeiros (2012) e de Salazar; Silva e Fantinel (2015).
Com base nas carcaterizações de motivos trabalhadas por Souza e Medeiros (2012) e também por Salazar, Silva e Fantinel (2015), não se identificou diferenças entre as motivações para as atuações voluntárias com vistas ao controle social daquelas atuações tradicionais de caráter filantrópico e assistencial. É preciso considerar que a base da pesquisa foi modesta e indica a ampliação da investigação que, conforme se salientou é muito incipiente no Brasil. Vale registrar, entretanto, que o resultado não surpreende considerando a juventude da democracia brasileira e falta de tradição participativa
GODOI, C.K.. Perspectivas de análise do discurso nos estudos organizacionais. In: Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais – Paradigmas, Estratégias e Métodos. Org. GODOI, C.K.; MELO, R.B.; SILVA, A.B. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 375-401. SALAZAR, K. A.; SILVA, A. R. L.; FANTINEL, L. D. As relações simbólicas e a motivação no trabalho voluntário. Revista de Administração Mackenzie, v. 16, n. 3, p. 171-200, 2015. SOUZA, W. J.; MEDEIROS, J. P. Trabalho voluntário: motivos para sua realização. Revista de Ciências da Administração, v. 14, n. 33, p. 93-102, 2012.