Resumo

Título do Artigo

As Sete Perspectivas de Choi e Majumdar (2015) e sua Relação com a Criação de Valor e a Sustentabilidade na Fundação Fé e Alegria do Brasil
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Palavras Chave

Inovação Social
Criação de Valor
Sustentablidade

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - cledinei clovis de Melo Cavalheiro
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu sc
2 - Miguel Angel Verdinelli
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa de Pós-graduação em Administração
3 - Suzete Antonieta Lizote
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajai
4 - Claudia Silva Ribeiro Alves
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - MESTRADO PROFISSIONAL - PMPGIL

Reumo

As organizações estão numa fase de transição, com significativa mudança de paradigmas, fundamentados na relação do ser humano com o conhecimento crítico-científico e com a tecnologia. Buscam-se alternativas de inovação para responder às mudanças, e as organizações sem fins lucrativos precisam se adequar ao cenário que se apresenta, O artigo buscou foi avaliar se as atividades de uma organização do terceiro setor, são realizadas sob a ótica da inovação social na criação de valor. A pesquisa justifica-se por promover a compreensão do uso da inovação social nas nas atividades do Terceiro Setor.
Tendo como base Choi e Majumdar (2015) se pretende responder a seguinte questão problema: As atividades de uma organização do terceiro setor, a Fundação Fé e Alegria (FYA) do Brasil, são realizadas sob a ótica da inovação social na criação de valor? O objetivo central do estudo é avaliar se as atividades de uma organização do terceiro setor, a Fundação Fé e Alegria do Brasil, são realizadas sob a ótica da inovação social na criação de valor.
A inovação social refere-se às mudanças ocorridas nas relações dos indivíduos e do trabalho, sendo que o nível da mudança, num ambiente organizacional, levaria a impactos econômicos na sociedade, como pontuado por Maurer, Marquesan e Silva (2010). Com base em Choi e Majumdar (2015), foram apresentadas as sete perspectivas sobre inovação social: Sociológica, Pesquisa Criativa, Empreendedorismo, Economia do Bem-Estar, Visando à Prática, Psicologia Comunitária e Desenvolvimento Territorial.
A abordagem da pesquisa foi qualitativa e quantitativa, utilizando a estratégia de triangulação de dados (análise documental, entrevistas e questionários). Ela foi desenvolvida tendo como base um caráter descritivo interpretativo, visto que se pretendia avaliar os relatórios e as informações coletadas junto aos gestores locais e regionais da Fundação Fé e Alegria, obtidas por meio de questionários com perguntas fechadas e abertas, visando descrever a situação atual no que tange à inovação social. Os dados foram analisados utilizando-se. software estatístico (ANOVA).
Os resultados evidenciaram que a Fundação Fé e Alegria do Brasil tem colaborado para criação de valor social nas comunidades nas quais está inserida, destacando-se a sua atuação com vistas a promover o caráter emancipatório das pessoas por ela atendidas, e não somente ações de cunho assistencialista, que não promovem reais impactos sobre a vida das comunidades locais ou regionais beneficiadas por suas atividades. Analisando o grau de importância, entre as sete perspectivas destacaram-se a Perspectiva Sociológica, a Perspectiva Visando à Prática e a Perspectiva do Desenvolvimento Territorial.
Conclui-se, com base no estudo realizado que a Fundação Fé e Alegria do Brasil, tem buscado promover a inovação social por meio do desenvolvimento de atividades permeadas pela geração de valor e que, de fato, impactem positivamente nas comunidades atingidas, não somente atuando como uma instituição social assistencialista, mas sim como uma ferramenta para que se promova, de fato e efetivamente, a emancipação social, econômica, educacional e política de cada uma das pessoas que é, foi ou ainda será atendida por ela.
Choi, N. & Majumdar, S. (2015). Social innovation: towards a conceptualisation. In: Majumdar, S., Guha, S. & Marakkath, N. (Eds.). Technology and innovation for social change. Springer India, pp. 7-34. Maurer, A. M., Marquesan, F. F. S. & Silva, T. N. (2010). As relações entre as inovações sociais e o desenvolvimento sustentável: o caso da Univens. In: Encontro da ANPAD, 34 Anais... Rio de Janeiro: ANPAD.