Resumo

Título do Artigo

TEMÁTICAS EMERGENTES EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: um Estudo bibliométrico
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Palavras Chave

Gestão do Conhecimento
Análise bibliométrica
Temáticas emergentes

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Ahiram Brunni Cartaxo de Castro
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) - Campus Natal-Central
2 - Cristine Hermann Nodari
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
3 - Lydia Maria Pinto Brito
UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP) - Roberto Freire
4 - Arthur William Pereira da Silva
UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP) - Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA/UNP
5 - Helaine Cristine Carneiro dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - JOÃO PESSOA

Reumo

A gestão do conhecimento (GC) tem se tornando uma disciplina científica autônoma e destacada (Serenko & Dumay, 2015), apesar de ainda está em maturação, que torna possível o suporte à busca pela compreensão do desempenho organizacional, da inovação e da vantagem competitiva.
A problemática desta pesquisa ancora-se em compreender qual o estado da discussão na academia científica e as temáticas emergentes sobre GC na produção bibliográfica mais relevante. O objetivo da pesquisa, portanto, foi mapear a produção sobre GC e suas temáticas emergentes na base de dados ISI Web of Science (WoS) com o recorte temporal de cinco anos propondo concepções para o avanço nas pesquisas sobre o tema.
A Gestão do Conhecimento (GC) entrou na pauta acadêmica em meados da década de 90 (Serenko, 2013), e consiste em processos de conhecimento, infraestruturas (TICs), fatores culturais e capacidades de gestão (capacidades dinâmicas e a ressignificação da gestão de pessoas) que suportam e melhoram a performance organizacional em busca da inovação. Neste acervo a GC envolve ainda sistemas operacionais, habilidades locais e transculturais, e know-how que são necessários para a resolução de problemas do dia-a-dia e para a manutenção das organizações no futuro (Alegre, Sengupta & Lapiedra, 2013).
Os trabalhos publicados nos últimos cinco anos sobre GC estão focados no mercado – no desempenho econômico que a GC pode propiciar para as organizações. Enquanto que, as temáticas emergentes repousam sobre o impacto dos softwares sociais sobre os processos e a infraestrutura de GC, o impacto da GC do cliente no posicionamento estratégico das organizações, e sobre a influência da GC na competitividade tecnológica. Outra lacuna está em explorar o núcleo intelectual da GC como disciplina acadêmica para testar se ela apresenta sinais de uma disciplina de referência.
Considerando-se o objetivo do estudo, a pesquisa revelou 274 artigos no período de 2012-2017, em que a GC é utilizada para favorecer o desempenho econômico-financeiro e a inovação. As proposições para o avanço nas pesquisas sinalizaram para: o impacto da GC no desempenho econômico e na competitividade tecnológica, o impacto dos softwares sociais sobre a GC e o impacto da GC do cliente sobre as organizações. Ainda destaca-se o impacto da GC sobre construtos do comportamento humano e organizacional, para serem desenvolvidos por meio de estudos qualitativos e estudos empíricos rigorosos.
Alegre, J., Sengupta, K., & Lapiedra, R. (2013). Knowledge management and innovation performance in a high-tech SMEs industry. International Small Business Journal, 31(4), 454-470. Serenko, A. (2013). Meta-analysis of scientometric research of knowledge management: discovering the identity of the discipline. Journal of Knowledge Management, 17(5), 773-812. Serenko, A., & Dumay, J. (2015). Citation classics published in knowledge management journals. Part I: articles and their characteristics. Journal of Knowledge Management, 19(2), 401-431.