Resumo

Título do Artigo

A RELEVÂNCIA DA BOLSA DE APOIO ESTUDANTIL PARA OS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: um estudo de caso sobre a permanência ou evasão no CMRV
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Palavras Chave

Vulnerabilidade socioeconômica
Bolsistas
Evasão

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - MARIO FERNANDES LIMA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Campus Ministro Petrônio Portela
2 - HELDER ARAUJO DE CARVALHO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA) - ARAIOSES

Reumo

A educação sempre contribuiu como uma importante ferramenta edificadora para o desenvolvimento de uma sociedade, pois constrói profissionais capacitados para exercerem suas funções nas mais diversas áreas da economia. Cunha (2007), de forma enfática, destaca que para que haja progresso econômico e social em nosso país as universidades devem ter um papel crucial na contribuição da formação qualificada de profissionais.
O trabalho exposto propôs a perscrutação da seguinte inquietação: Qual a relevância da Bolsa de Apoio Estudantil (BAE) para os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica da Universidade Federal do Piauí, do Campus Ministro Reis Velloso, em relação a permanência ou evasão? Como objetivo, este estudo busca analisar a relevância da BAE sob a percepção do bolsista no tocante à permanência deste até a conclusão do ensino superior.
Os discentes que aspiram ingressar no ensino superior e que estão dentro da estatística social de situação de fragilidade socioeconômica possuem intrinsecamente a expectativa para mudar da realidade econômica e garantir uma ascendência social, conforme Barbosa (2002) e Karnal, Monteiro, Santos e Santos (2017). As interrupções no processo educacional dos estudantes de graduação é algo contemporâneo e alarmante nas instituições ensino. Diferentes estudos têm se debruçado continuamente para pesquisar a evasão nas mais diversas área e analisando inúmeras circunstâncias que levam o aluno a evadir.
A metodologia utilizada foi a entrevista estruturada, focada nos discentes bolsistas do benefício BAE, com a intenção de estabelecer respostas necessárias para o objetivo proposto. O instrumento utilizado para coletar os dados foi um questionário com questões fechadas de múltipla escolha e foi disponibilizada a informação da participação anônima de cada um antes do início do processo de preenchimento do questionário. A amostra da pesquisa foi realizada com os discentes bolsistas da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso, na cidade de Parnaíba.
De um total de 512 (quinhentos e doze) discentes bolsistas, 244 (duzentos e quarenta e quatro) compareceram ao NAE para responderem o questionário, sendo 91 (noventa e um) do gênero masculino, representando um percentual de 37,3% e, 153 (cento e cinquenta e três) do gênero feminino, representando um percentual de 62,7% do total da amostra. Organizadas as respostas obtidas com os questionários, apresenta-se o resultado de cada questão.
Este trabalho buscou responder a seguinte pergunta: Qual a relevância da BAE para os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica da Universidade Federal do Piauí, do Campus Ministro Reis Velloso, em relação a permanência ou evasão? Para tal, objetivou-se analisar a relevância da BAE sob a percepção do bolsista no tocante à permanência deste até a conclusão do ensino superior. Além disso, ressalta-se que o objetivo central da pesquisa foi alcançado.
BARBOSA, M.M. A inclusão e a diversidade no ensino superior. Revista Educação e Mudança, Anápolis, n. 9/10, p. 15-29, jan./dez. 2002. CUNHA, J. V. A. Doutores em ciências contábeis da FEA/USP: análise sob a óptica da teoria do capital humano. 2007. 269f. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade), Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, SP. 2007. KARNAL, C. L.; MONTEIRO, J. K.; SANTOS, A. S.; SANTOS, G. O. Fatores de Proteção em Estudantes Bolsistas do Programa Universidade Para Todos. Revista Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 3, São Paulo, 2017.