Resumo

Título do Artigo

COMPARTILHAMENTO DE REFEIÇÕES POR APLICATIVO: USAR OU NÃO, EIS A QUESTÃO.
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Palavras Chave

comportamento do consumidor
consumo colaborativo
gastronomia

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - Luana Costa Pierre de Messias
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olímpia
2 - Fabiola de Mattos Potzik
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olímpia
3 - Luiz Paulo Kosuge
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olímpia
4 - Sérgio Luís Ignácio de Oliveira
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olimpia

Reumo

Diariamente a entrada de novos consumidores no mercado e novas práticas de consumo de bens e serviços motivados por discursos que permeiam entre outros temas, a sustentabilidade nos âmbitos ambiental e social. Tais práticas denominadas de consumo colaborativo colocam em questão a posse de bens e despertam nos consumidores outras possibilidades de usufruir de produtos apenas no intervalo de tempo que necessitam. Aplicando esse modelo no contexto de serviços em especial no de alimentos e bebidas, identifica-se um ramo ainda pouco explorado pela academia, o de compartilhamento de refeições.
Este trabalho proposto inicialmente a entender os influenciadores e determinantes do comportamento dos consumidores dos aplicativos de compartilhamento de refeição, analisou dados que sugeriram um número reduzido de usuários o que fez abrir duas frentes de pesquisa, uma para usuários dos aplicativos e outra para não usuários, visando também entender o que influencia e determina o não uso desses aplicativos e tem como objetivo identificar os fatores influenciadores e determinantes do comportamento dos consumidores dos aplicativos de compartilhamento de refeição.
Comportamento do consumidor: Solomon(2011) e Kotler e Keller(2016), Cobra(1992), Engel(2005), Karslakian(2012), Limeira(2009), Lopes e Da Silva(2011), Medeiros e Cruz(2006), Oliveira(2007), Pankajakshi e Rani(2015), Rocha(2015), Samara e Morsch(2005), Sheth, Mittal e Newman(2001); Consumo colaborativo e experiência gastronômica: Botsman e Rogers (2011),Felson e Speath (1978),Ornelas(2012),Pizzol (2015),Minasse et al. (2017),Messias (2016);
Realizada uma pesquisa exploratória, descritiva com abordagem quantitativa, utilizando questionário estruturado adaptado de Pizzol (2015), a fim de identificar os fatores influenciadores e determinantes do comportamento dos consumidores dos aplicativos de compartilhamento de refeição os itens da escala foram medidos a partir de escalas tipo Likert, com sete pontos onde “1- Discordo Totalmente até 7- Concordo Totalmente”com levantamento do tipo survey transversal, a coleta de dados foi realizada no período de novembro a dezembro de 2017.
Os principais resultados da pesquisa apontaram para quatro constructos que explicam 65,20% da amostra. Aplicado o teste de KMO e Bartlett com medida de 0,775 e significância de <0,000 para considerar a amostra válida.O processo de análise exploratória dos dados (AFE) coletados deu-se através do software estatístico SPSS 20 (Statistical Package for Social Sciences), que permitiu a realização de análises estatísticas de purificação e validação da escala de consumo colaborativo de serviços de compartilhamento de refeições.
O objetivo do trabalho foi alcançado ao aplicar a análise fatorial e extrair 4 fatores para a elaboração do modelo de comportamento do consumidor e os aplicativos de compartilhamento de refeição. O estudo sugere que as empresas aprimorem suas estratégias de comunicação, visto que os maiores fatores influenciadores e determinantes do comportamento dos não usuários dos aplicativos de compartilhamento de refeição foram preconceitos motivados pela falta de experiência e conhecimento prévio do serviço.
BELK, R. Materialism: trait aspects of living in the material world. Journal of Consumer Research, v. 12, p. 265– 280, 1985. _____. Why Not Share Rather Than Own? The ANNALS of the American Academy of Political and Social Science, v. 611, n.126, 2007. _____. Sharing. Journal of Consumer Research, v.36, n5, p. 715-734, 2010. _____. You are what you can access: Sharing and collaborative consumption online. Journal of Business Research, 2013. BETTMAN, J. R.; LUCE, M. F.; PAYNE, J. W. Constructive Consumer Choice Processes. Journal of Consumer Research, 25(3), 187–217, 1998. BOTSMAN, R.; ROGERS,