Resumo

Título do Artigo

LUZ, CÂMERA, ADMINISTRAÇÃO: Panorama da Pesquisa Utilizando Análise Fílmica na Área de Administração no Período de 2002 a 2017
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Análise Fílmica
Cinema e Ensino
Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Marcos Lins de Oliveira
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - campus II
2 - Lilian Lucélia da Silva Dutra
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Campus II
3 - Raísa Leite Pereira
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Campos II - Belo Horizonte - MG
4 - Lilian Bambirra de Assis
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - dcsa
5 - Lívia Maria De Pádua Ribeiro
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

A dinâmica da linguagem fílmica permite a facilitação do processo de ensino e, no caso da administração, pode constituir uma ferramenta poderosa para ilustrar tópicos, conceitos ou demonstrar a aplicação de uma teoria, provendo uma fonte de material pedagógico motivador e estimulante. Com o avanço das novas tecnologias, os modelos de ensino fundamentados nas aulas expositivas são questionados a respeito de sua eficácia na geração de conhecimento e desenvolvimento do espírito crítico do aprendiz. O uso da análise fílmica se configura como uma alternativa possível aos métodos convencionais.
O objetivo é traçar um panorama da produção científica em Administração utilizando análise fílmica, no período de 2002 a 2017, publicada em periódicos da base CAPES ou apresentados em congressos e seminários nacionais e internacionais. Visa identificar as principais teorias e temas utilizados nas análises fílmicas do período e a ocorrência de práticas de uso dos filmes em sala de aula. O corpus se compõe de 102 filmes trabalhados em 54 artigos nacionais e internacionais, que foram submetidos quantitativamente à análise bibliométrica e discutidos qualitativamente à luz da análise fílmica.
A fundamentação teórica divide-se em duas partes: (1) discorre sobre as origens e a finalidade da análise fílmica, além de apresentar a relevância das técnicas cinematográficas para a análise, como um trabalho de investigação, desconstrução e reconstrução de sentido, capaz de mover significações e causar impacto; (2) discute-se o uso de filmes no ensino de administração, para o conhecimento de comportamento organizacional e conceitos de gestão em situações próximas do contexto das empresas, que tem atraído pesquisadores que veem o cinema como campo de estudos de múltiplas possibilidades.
Os 54 artigos do corpus foram catalogados por ano de publicação, nome, periódico ou congresso/seminário/conferência, Qualis, autores, teorias e temas de Administração, indicadores de uso pedagógico dos filmes, títulos, gêneros, diretores e ano de lançamento dos filmes no Brasil. Foram analisadas as (1) características de autoria (prolificidade, parcerias autorais), e (2) dos artigos (evolução histórica quantitativa, periódicos mais acolhedores do tema, qualis, congresso, seminário ou conferência). identificaram-se as (3) áreas temáticas de administração e o (4) uso pedagógico dos filmes.
Houve uma evolução quantitativa na produção sobre o tema no período, mas concentrada na área de Gestão de Pessoas. Constatou-se expressivo número de experiências narradas de uso pedagógico dos filmes. A análise fílmica tem recebido significativa acolhida nos periódicos mais qualificados e em congressos de administração, mas há margem para crescimento quantitativo e qualitativo, pelo maior uso das técnicas de análise e aprofundamento temático e teórico. As redes e parcerias autorais podem contribuir para o enriquecimento do tema e amadurecimento da formação crítica dentro da academia.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: edições 70, 2016. CHAMPOUX, J. E. Film as a teaching resource. Journal of Management Inquiry, v.8, n.2, p. 206-217, jun. 1999. MACHADO JUNIOR, C.; SOUZA, M. T. S.; PARISOTTO, I. R. S.; PALMISANO, A. As Leis da Bibliometria em Diferentes Bases de Dados Científicos. Revista de Ciências da Administração, [Florianópolis], v.18, n.44, p.111-123, abr. 2016. VANOYE, F; GOLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a Análise Fílmica. Tradução de Maria Appenzeller. 7ed. Campinas: Papirus, 2012.