Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO TRANSNACIONAL, ÉTNICO E IMIGRANTE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Empreendedorismo Transnacional
Étnico
Imigrante

Área

Empreendedorismo

Tema

Microempreendedor, Empreendedorismo Regional e Empreendedorismo Corporativo.

Autores

Nome
1 - Vanessa Cristina Grabowski Aoki
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Chapecó
2 - Hilka Vier Machado
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Doutorado em Administração

Reumo

O movimento de migração é histórico, entretanto o processo de globalização que facilita a abertura de novas fronteiras impulsiona cada vez mais indivíduos a migrarem e empreenderem em novos territórios. Empreendedores imigrantes procuram explorar nichos de mercados e novas oportunidade além das fronteiras nacionais e começam a agir e iniciar empreendimentos em estruturas globais. As imigrações internacionais trazem mudanças nos territórios e nas atividades, diante desse contexto, pesquisadores tentam entender as causas e efeitos desse fenômeno (Zhou, 2004).
O tema empreendedorismo étnico e imigrante é multidisciplinar e suas bases de pesquisa tem forte relação com as teorias sociológicas. A literatura nacional abordando a temática ainda é recente e revela-se um tópico de pesquisa promissor. A literatura internacional possui discussões sobre a temática nas diversas áreas e possui potencial de expansão principalmente na área da administração (Cruz & Falcão, 2016). Esse artigo tem como objetivo identificar as publicações sobre a temática empreendedorismo transnacional, étnico e imigrante.
O empreendedorismo transnacional é realizado e iniciado por atores que estão em duas arenas sociais e econômicas diferentes (Drori, Honig, & Wright, 2009). O empreendimento étnico pode ser entendido pelas estruturas de três componentes integrados: primeiro, oportunidades de acesso a grupos étnicos, segundo, características do grupo e em terceiro as estratégias emergentes (Aldrich & Waldinger, 1990). A teoria converge nas várias causas do empreendedorismo étnico como fatores estruturais e características individuais que podem existir antes da imigração ou surgir no país anfitrião (Zhou, 2004).
Identificou-se que a temática possui ampla publicação internacional e promissor campo de expansão em pesquisas internacionais e nacionais. Os artigos mais citados são sobre empreendedorismo transnacional. A maioria dos artigos também adiciona combinações com as temáticas sobre redes, capital social, políticas públicas e desenvolvimento. Também identificou-se a combinação com outras temáticas como: empreendedorismo de alta tecnologia, inovação, empreendedorismo feminino e empreendedorismo de minorias. Foi identificado a utilização e a combinações de várias teorias utilizadas nos artigos.
A pesquisa revela que a literatura nacional e internacional apresenta potencial de expansão, principalmente na área de administração. A possibilidade de combinar empreendedorismo transnacional, étnico e imigrante com outras temáticas e combinar com outras teorias apresenta uma possibilidade para a expansão do campo. Como contribuição prática os resultados apresentam lacunas de pesquisas na literatura nacional e internacional, além disso pesquisas sobre a temática podem contribuir para os formuladores de políticas públicas formular e implementar práticas de desenvolvimento em seus territórios.
Aldrich, H. E., & Waldinger, R. (1990). Ethnicity and Entrepreneurship. Annual Review of Sociology, 16, 111–135 Drori, I. , Honig, B. and Wright, M. (2009), Transnational Entrepreneurship: An Emergent Field of Study. Entrepreneurship Theory and Practice, 33: 1001-1022 Cruz, E. P., & Falcão, R. P. Q. (2016). Revisão bibliométrica no tema Empreendedorismo Imigrante e Étnico. InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, 11(3), 78-94 Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70 Morais, R. (1999) Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, 22(37) 7-32