Resumo

Título do Artigo

UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O PRESTÍGIO ORGANIZACIONAL PERCEBIDO, A IDENTIFICAÇÃO ORGANIZACIONAL E A EXAUSTÃO EMOCIONAL DO POLICIAL MILITAR DE MINAS GERAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Prestígio externo percebido
Exaustão emocional
Identificação organizacional

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Harrison Bachion Ceribeli
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Virgínia Filgueiras de Freitas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
3 - Ana Flávia Rezende
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - FACE/ CEPEAD
4 - Karla Luisa Costa Sabino
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL-MG) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) é considerada a instituição policial mais antiga do Brasil. O estresse persistente provocado por esse ofício pode gerar uma série de danos à saúde física e mental do indivíduo, que acaba desenvolvendo um quadro de desequilíbrio emocional, tornando-se agressivo no trabalho, emocionalmente exausto, mais propício a cometer suicídio e não realizado profissionalmente. Complementarmente, como resultado do elevado nível de estresse da profissão, muitos policiais experimentam fadiga constante e sofrem devido a dores musculares.
Diante desse contexto, torna-se evidente a necessidade de investigar como diferentes aspectos podem contribuir para mitigar o esgotamento do policial militar. Seguindo essa linha, definiu-se como objetivo de pesquisa analisar a relação entre o prestígio organizacional percebido, a identificação organizacional e a exaustão emocional do policial militar do Estado de Minas Gerais. A justificativa para a realização do presente estudo reside na escassez de trabalhos publicados no Brasil correlacionando os construtos aqui abordados.
Foram abordados os tópicos seguidos dos principais autores: Prestígio organizacional (
Pesquisa descritiva quantitativa com o intuito de se testarem as hipóteses de pesquisa: H1: O prestígio organizacional percebido possui relação negativa com a exaustão emocional experimentada pelos policiais militares em seu trabalho; H2: O prestígio organizacional percebido possui relação positiva com a identificação organizacional dos policiais militares; H3: A identificação organizacional possui relação negativa com a exaustão emocional experimentada pelos policiais militares em seu trabalho. Foi aplicado um questionário autoadministrado para 358 policiais militares que estão na ativa.
Os resultados mostram que: quanto maior o prestígio da PMMG percebido pelos policiais militares, maior a identificação que eles desenvolvem em relação à corporação. Logo, confirma-se H2; quanto maior a identificação dos policiais militares em relação à PMMG, menor sua exaustão emocional decorrente do trabalho, o que permite confirmar H3; quanto maior o prestígio da PMMG percebido pelos policiais militares, menor a exaustão emocional experimentada por eles em decorrência de suas atividades laborais. Tal resultado possibilita que se ratifique H1.
Conclui-se, portanto, que o prestígio organizacional percebido e a identificação organizacional são importantes ferramentas para mitigar a exaustão emocional dos policiais militares do Estado de Minas Gerais. Logo, para que esses profissionais se desgastem menos durante o trabalho, é importante que a PMMG invista em ações para melhorar a imagem que a sociedade nutre em relação a ela. Sugere-se que sejam implantadas mais ações de cunho social voltadas para aproximar a Polícia Militar das comunidades mineiras, para que as interações realizadas sejam amistosas e pautadas na solicitude.
ADLER, P. A; ADLER, P. Intense loyalty in organizations: a case study of College Athletics. Administrative Science Quarterly, v. 33, n. 3, p. 401-417, 1988. AKGUNDUZ, Y.; BARDAKOGLU, O. The impacts of perceived organizational prestige and organization identification on turnover intention: the mediating effect of psychological empowerment. Current Issues in Tourism v. 20, n. 14, p. 1510-1526, 2017. BANG, H; REIO, T. G. Examining the role of cynicism in the relationships between burnout and employee behavior. Revista de Psicologia del Trabajo y de las Organizaciones, v.33, n. 3, p. 217-227, 2017