Resumo

Título do Artigo

DETERMINANTES DA NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO E DO CICLO FINANCEIRO DE EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO BRASILEIRAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Administração de Curto Prazo
Necessidade de Capital de Giro
Finanças Corporativas

Área

Finanças

Tema

Gestão Financeira

Autores

Nome
1 - Sabrina Espinele da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG - CEPEAD
2 - Marcos Antônio de Camargos
FACULDADE IBMEC (IBMEC) - Minas Gerais
3 - Simone Evangelista Fonseca
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - CEPEAD
4 - Robert Aldo Iquiapaza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - CEPEAD

Reumo

A administração financeira de curto-prazo é de grande relevância para a sobrevivência e a lucratividade das empresas. Decisões de ordem operacional podem ter consequências tanto no curto-prazo, quanto no longo-prazo, afetando o desempenho operacional das empresas. Dessa forma, a gestão eficiente do capital de giro e o conhecimento de seus fatores determinantes possui relevância para os gestores empresariais uma vez que, pode impactar a liquidez e a rentabilidade das empresas.
Este estudo tem por objetivo identificar e analisar os fatores determinantes da necessidade de capital de giro (NCG) e do ciclo financeiro (CF) de empresas não financeiras de capital aberto brasileiras, compreendendo o período de março de 2010 a dezembro de 2016 (28 trimestres).
O objetivo primordial da administração financeira de curto prazo é gerir cada um dos componentes dos ativos circulantes e passivos circulantes com vistas a alcançar um equilíbrio entre rentabilidade e risco que proporcione aumentos para o valor da empresa. Nessa ótica observa-se a importância de uma boa gestão da capital de giro, que é capaz de melhorar a posição competitiva da empresa assim como, sua rentabilidade (Gill, 2011).
Em termos metodológicos, utilizou-se a análise de regressão com dados em painel e o modelo de mínimos quadrados generalizáveis factíveis que é robusto a problemas de heterocedasticidade.
Os resultados mostraram que o fluxo de caixa operacional possui uma relação negativa com o ciclo financeiro, enquanto a rentabilidade do ativo e o crescimento das vendas possuem uma relação positiva.
Além disso, a liquidez corrente, o tamanho da empresa e a alavancagem se mostraram significantes e negativamente relacionadas a necessidade de capital de giro das empresas.
Afza T., Nazir, M. S. (2007). Is it better to be aggressive or conservative in managing working capital? Economic Review Conference (SERC), Singapore. Araújo, V. S., & Machado, M. A. V. (2007). Gestão do capital de giro de pequenas empresas. Revista Ciências Administrativas, 13(1), 49-61. Gill, A. (2011). Factors that influence working capital requirements in Canada. Economics and Finance Review, 1(3), 30-40. Guimarães, A., & Nossa, V. (2010). Capital de giro, lucratividade, liquidez e solvência em operadoras de planos de saúde. BBR–Brazilian Business Review, Vitória, 7(2), 40-63.