Resumo

Título do Artigo

A MERITOCRACIA COMO FORMA DE AVALIAÇAO DE DESEMPENHO DO GRUPO HERA S.A

Palavras Chave

Meritocracia
Avaliação de Desempenho
Valorização e Reconhecimento Profissional

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Ruana Paulo
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - BALNEÁRIO CAMBORIÚ
2 - Tatiana Ghedine
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - CECIESA Gestão
3 - CLÁUDIO REIS GONÇALO
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA
4 - Sandra Martins Lohn Vargas
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SANTA CATARINA - ESTÁCIO SANTA CATARINA (ESTÁCIO SANTA CATARI) - São José

Reumo

O Caso de Ensino objetiva desenvolver habilidades de análise e relação de conteúdos teóricos com situações práticas, mediante: compreensão do conceito de meritocracia como forma de avaliação de desempenho; análise da estrutura de um programa de meritocracia; identificação dos principais problemas de um programa de meritocracia. Para tanto, apresenta-se o Programa de Meritocracia do Grupo Hera S.A. que vem enfrentando vários problemas em relação a real utilização desta ferramenta. Diante disso, Paula foi designada para apresentar uma proposta sobre o que poderia ser melhorado.
O Caso para Ensino busca ampliar os conhecimentos e habilidades de análise em relacionamento de conteúdos teóricos com situações práticas de gestão, mediante: a) compreensão do conceito de meritocracia como forma de avaliação de desempenho; b) análise da estrutura de um programa de meritocracia; c) identificação dos principais problemas de um programa de meritocracia já implantado; d) levantamento de alternativas para solucionar os problemas identificados.
O Caso para Ensino foi elaborado a partir de dados primários e secundários. Os dados primários foram as anotações pessoais de vivência da personagem do caso dentro da própria empresa, que aqui recebeu o nome de Grupo Hera S.A., para manter o anonimato da organização. Os nomes dos personagens também foram alterados. Os dados secundários foram disponibilizados pela área de meritocracia da empresa através do envio de documentos com a metodologia do modelo meritocrático e a pesquisa realizada com seus colaboradores sobre a satisfação com este plano de avaliação de desempenho.
O Caso para Ensino foi elaborado para ser utilizado em cursos de graduação em Administração, Gestão de pessoas ou MBAs em Gestão de Pessoas ou Negócios, em conteúdos de disciplinas relacionadas à avaliação de desempenho, motivação e retenção de talentos. O caso já foi aplicado em sala de aula com uma turma de MBA em Gestão de Pessoas e se mostrou efetivo nos seus propósitos.
Barbosa, L. (2014). Meritocracia e sociedade brasileira. Revista de Administração de Empresas, 54(1), 80-85. Gomez, N. (2011). Meritocracia: em busca da recompensa. Melhor: Gestão de Pessoas, Revista Oficial da ABRH-Nacional, São Paulo, n. 281. Marquart, A., Lunkes, R. J., & Rosa, F. S. (2012). Um estudo sobre práticas de remuneração estratégica nas maiores empresas de Santa Catarina. Gestão e Sociedade, 6(13), 4-25.