1 - Ingrid Aparecida Siqueira Crispim UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO (UMESP) - Sao Bernardo do Campo
2 - Vladimir Romeiro UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO (UMESP) - Rudge Ramos - SBC
Reumo
O cenário contábil atual está marcado por sucessivas e profundas alterações, tanto nas normas contábeis, quanto na legislação, trazendo preocupações às empresas de serviços contábeis, seus colaboradores e clientes. Esse artigo relata a implantação do Balanced Scorecard (BSC) como parte de um sistema de gestão e controle em um Escritório Contábil localizado na região do Grande ABC. A metodologia utilizada nesse estudo foi a pesquisa Intervencionista que tem sido proposta como uma alternativa para tornar mais relevantes os resultados das pesquisas acadêmicas para a prática profissional.
Contexto investigado foi à implantação do BSC em um Escritório Contábil, analisando as contribuições do BSC e desta forma verificar se os objetivos da empresa estão alinhados a estratégia da empresa, levantando as quatro perspectivas do BSC: financeiro, aprendizagem e crescimento, melhoria de processos internos e clientes.
O intuito do presente estudo foi verificar a seguinte problemática em questão: Com a implantação da ferramenta BSC em um escritório contábil é possível estabelecer uma aproximação com os clientes, bem como realizar os serviços em um tempo menor e com maior organização das entregas?
Foi utilizado a Pesquisa Intervencionista, que pode ser compreendida como uma das variabilidades da Pesquisa-Ação e tem sido bastante recomendada como uma tática que pode conduzir resultados interessantes (JÖNSSON, 2010). A intervenção proposta está fundamentada nos conceitos de Controle Gerencial, características básicas desses controles, estrutura de controle de gestão, planejamento estratégico e Balanced Scorecard.
Conclui-se que tal ferramenta pode sim estabelecer uma aproximação com os clientes melhorando o quesito relacionamento e parceria, bem como diminuir o tempo de execução das tarefas propiciando uma melhora na organização e no desempenho organizacional. Os resultados apontam ainda: o BSC, quando usado adequadamente, fornece efetiva melhoria do processo de implementação da estratégia e sua difusão nos diferentes níveis organizacionais.
Com este trabalho podemos contribuir com a metodologia de Medição de Gestão de Desempenho utilizada na Gestão de negócios e na Infraestrutura como soluções de apoio e para garantia dos resultados do negócio.