Resumo

Título do Artigo

BALANCED SCORECARD: UM RELATO SOBRE A APLICAÇÃO DA FERRAMENTA EM UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL NA REGIÃO DO GRANDE ABC DO ESTADO DE SP
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Planejamento Estratégico
Controle Gerencial
Balanced Scorecard

Área

Artigos Tecnológicos

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Ingrid Aparecida Siqueira Crispim
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO (UMESP) - Sao Bernardo do Campo
2 - Vladimir Romeiro
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO (UMESP) - Rudge Ramos - SBC

Reumo

O cenário contábil atual está marcado por sucessivas e profundas alterações, tanto nas normas contábeis, quanto na legislação, trazendo preocupações às empresas de serviços contábeis, seus colaboradores e clientes. Esse artigo relata a implantação do Balanced Scorecard (BSC) como parte de um sistema de gestão e controle em um Escritório Contábil localizado na região do Grande ABC. A metodologia utilizada nesse estudo foi a pesquisa Intervencionista que tem sido proposta como uma alternativa para tornar mais relevantes os resultados das pesquisas acadêmicas para a prática profissional.
Contexto investigado foi à implantação do BSC em um Escritório Contábil, analisando as contribuições do BSC e desta forma verificar se os objetivos da empresa estão alinhados a estratégia da empresa, levantando as quatro perspectivas do BSC: financeiro, aprendizagem e crescimento, melhoria de processos internos e clientes.
O intuito do presente estudo foi verificar a seguinte problemática em questão: Com a implantação da ferramenta BSC em um escritório contábil é possível estabelecer uma aproximação com os clientes, bem como realizar os serviços em um tempo menor e com maior organização das entregas?
Foi utilizado a Pesquisa Intervencionista, que pode ser compreendida como uma das variabilidades da Pesquisa-Ação e tem sido bastante recomendada como uma tática que pode conduzir resultados interessantes (JÖNSSON, 2010). A intervenção proposta está fundamentada nos conceitos de Controle Gerencial, características básicas desses controles, estrutura de controle de gestão, planejamento estratégico e Balanced Scorecard.
Conclui-se que tal ferramenta pode sim estabelecer uma aproximação com os clientes melhorando o quesito relacionamento e parceria, bem como diminuir o tempo de execução das tarefas propiciando uma melhora na organização e no desempenho organizacional. Os resultados apontam ainda: o BSC, quando usado adequadamente, fornece efetiva melhoria do processo de implementação da estratégia e sua difusão nos diferentes níveis organizacionais.
Com este trabalho podemos contribuir com a metodologia de Medição de Gestão de Desempenho utilizada na Gestão de negócios e na Infraestrutura como soluções de apoio e para garantia dos resultados do negócio.