Resumo

Título do Artigo

Viés de Confirmação e seu impacto no Nível de Confiança do Consumidor em face a informações positivas e negativas vinculadas pelas mídias: um estudo experimental
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Finanças Comportamentais
Viés de Confirmação
Confiança do Consumidor

Área

Finanças

Tema

Estrutura de Propriedade e Reestruturações

Autores

Nome
1 - Carolina Greco
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Bruno César de Melo Moreira
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) - Campus Formiga
3 - Daniel Fonseca Costa
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) - Campus Formiga

Reumo

O Efeito Confirmação é um viés cognitivo que pode ser explicado como a tendência que as pessoas possuem de, durante a busca por novas informações, dar preferência a informações condizentes com crenças anteriores, expectativas e conclusões desejadas. Ele pode influenciar em decisões cotidianas dos indivíduos, e alterar, por exemplo, a sua percepção da real situação econômica do país, o seu nível de confiação na economia e, em consequência, suas decisões de consumo e/ou investimento. Neste processo, as informações veiculadas pela mídia pode ter papel fundamental.
Observado este contexto, a questão de pesquisa proposta para este estudo é: o viés cognitivo “Efeito Confirmação” apresenta-se como elemento determinante na alteração do nível de confiança do consumidor em face às informações positivas ou negativas a respeito da economia vinculadas pelas mídias? Que resulta no seguinte objetivo: Analisar, por meio de um estudo experimental, se o viés cognitivo “Efeito Confirmação” apresenta-se como elemento determinante na alteração do nível de confiança do consumidor em face às informações econômicas positivas ou negativas vinculadas pelas mídias.
O Viés de Confirmação consiste na influência de crença ou ideia preconcebida dos indivíduos em suas decisões. Isto ocorre porque o indivíduo tende a selecionar, dentro de todas as informações disponíveis, apenas aquelas que sustentam ou confirmam suas expectativas estabelecidas anteriormente. Ou seja, a mente foca a atenção apenas em obter provas daquilo em que se acredita, se esquivando de informações que possam ser contrárias a isto. As decisões tomadas não possuem fundamento racional, seguindo aspectos emocionais, psicológicos, culturais ou sociais (RABIN, 1997; JONES; SUGDEN, 2001).
Este trabalho trata-se de uma pesquisa experimental. A amostra da população de consumidores foi constituída por um grupo de estudantes de ensino superior, totalizando 102 respondentes. Para investigar a relação entre as informações econômicas vinculadas pela mídia com a confiança do consumidor, foi criado um cenário econômico de um país fictício denominado Genóvia e os participantes, teriam seus níveis de confiança na economia avaliados com base nas informações econômicas disponibilizadas pelo principal veículo de comunicação jornalística do país.
Destaca-se, quanto à presença do Efeito Confirmação, que na primeira etapa de escolha de reportagem, um total de 35,29% das respostas demonstraram que houve Viés de Confirmação, enquanto na segunda etapa, o percentual subiu para 53,92%. É possível perceber que quanto mais informações o indivíduo opta por receber, maior o Efeito Confirmação se torna, o que sugere que o impacto das informações veiculadas na mídia tem o poder de aprofundar o viés, fazendo com que ele se torne cada vez maior ao longo de uma série de tomadas de decisão que utilizem de tais informações como suporte.
A partir da metodologia experimental proposta, foi possível atender ao objetivo geral apresentado inicialmente. Por meio das regressões estimadas na análise econométrica, chegou-se a um resultado no qual os coeficientes das variáveis que representam o viés de confirmação se mostraram estatisticamente significantes. Desta forma, comprovou-se que o viés cognitivo “Efeito Confirmação” influencia no nível de confiança do consumidor em face às informações econômicas positivas e negativas vinculadas pelas mídias.
JONAS, Eva et al. Confirmation Bias in Sequential Information Search After Preliminary Decisions. Journal Of Personality And Social Psychology, v. 80, n. 4, p.557-571, 2001. JONES, Martin; SUGDEN, Robert. Positive confirmation bias in the acquisition of information. Theory And Decision, v. 50, n. 1, p.59-99, 2001. RABIN, Matthew. Psychology and Economics. Journal Of Economic Literature, v. 36, n. 1, p.11-46, mar. 1998.