Resumo

Título do Artigo

Competências para a Docência como Parâmetros de Autoavaliação do Professor de Administração
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Competências
Docência Superior
Autoavaliação

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Letícia Zveiter de Albuquerque Mello
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET RJ)

Reumo

Em função do crescimento do número de graduações em Administração, dos processos de avaliação das IES pelo Governo Federal e das pressões sofridas pelos docentes destes cursos por uma melhor qualidade do ensino praticado que reflita em melhores resultados por parte dos alunos nos processo de avaliação do egressos, faz-se necessário um profundo estudo sobre as relações de ensino-aprendizagem e consequentemente sobre o preparo do corpo docente de ensino superior em Administração para o planejamento, prática e avaliação da atividade docente.
Considerando que, no Brasil, a legislação sobre a formação de corpo docente para o ensino superior não exige de forma objetiva a formação para a docência especificamente e estudos mostram que tal construção ocorre principalmente de modo informal nas IES onde os docentes atuam, o objetivo deste trabalho foi o de descrever quais são as competências que devem servir como parâmetro de auto-avaliação para o professor de cursos superiores de Administração considerando que grande parte de seu processo de aprendizagem do “tornar-se professor” ocorre via processos de auto-reflexão.
Para tanto foram levantadas as principais teorias sobre processos de aprendizagem formal e informal e sobre teorias de competências e estudos sobre quais as necessárias à docência superior a fim de elencar um conjunto dessas e dividí-las entre as adquiridas de modo formal e informal a fim de auxiliar os docentes que já vivenciam a atividade e àqueles que pretendem tornar-se professores em seus processos de autoavaliação e construção do "tornar-se professor" de ensino superior em Administração.
O trabalho foi desenvolvido a partir de uma abordagem de pesquisa qualitativa, descritiva, utilizando levantamento bibliográfico sobre o tema de competências docentes buscando esgotamento das competências em trabalhos desenvolvidos do ano 2000 ao ano de 2017.
A partir de levantamento bibliográfico foram levantadas as competências esperadas pelos pesquisadores a serem desenvolvidas pelos professores de Ensino Superior de Administração em 6 categorias: para a docência, para a gestão, para avaliação, Intrapessoais, Interpessoais e Tecnológicas. Cada categoria foi subdividida em conhecimentos, habilidades e atitudes para o professor de ensino superior em geral e especificamente para os docentes em Administração. A pesquisadora elencou ao todo: 19 tipos de conhecimentos; 37 tipos de habilidades e 18 tipos de atitudes.
Após a análise dos dados as competências foram separadas entre as adquiridas via aprendizagem formal e/ou informal: 13 conhecimentos, 13 habilidades e nenhuma das atitudes foram considerados como sendo adquiridos em processos de aprendizagem formal e 6 conhecimentos, 24 habilidades e as18 atitudes se configuraram como efetivamente tendo sido adquiridos via aprendizagem informal. Tais competências e suas formas de aquisição devem servir como os parâmetros de autoavaliação no desenvolvimento das competências consideradas necessárias aos professores de docência superior em Administração.
ALBUQUERQUE, L.Z. Aprender a Ensinar: como se produz o currículo situado de aprendizagem dos professores de cursos superiores de Administração. 221 p. Dissertação (Mestrado em Administração) – UNIGRANRIO, Rio de Janeiro, 2017. OLIVEIRA,D.A. Desenvolvimento de Competências Docentes nos Cursos de Graduação em Administração nas IES Privadas do Estado do Rio de Janeiro. 2016. 90 p. Dissertação (Mestrado em Administração) – UNIGRANRIO, Rio de Janeiro, 2016. ZARIFIAN,P. Objetivo competência: por uma nova lógica. Trad. Maria Helena C. V. Trylinski 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.