Resumo

Título do Artigo

ENTENDENDO AS CAUSAS DA CORRUPÇÃO NO BRASIL E O PAPEL DA TI NA REDUÇÃO DA VULNERABILIDADE À BRECHAS DE CORRUPÇÃO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Corrupção
Governança eletrônica
Papel da TI

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Governo Eletrônico e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) para o Desenvolvimento

Autores

Nome
1 - Edimara Mezzomo Luciano
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS) - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - ODIRLEI ANTONIO MAGNAGNAGNO
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS) - FACE
3 - Guilherme Costa Wiedenhöft
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS) - PPGA

Reumo

É possível identificar na literatura abordagens bem distintas sobre corrupção, em especial a legal, econômica, política, cultural e administrativa. Apesar de se reconhecer que as dimensões, legal, econômica, política, cultural e administrativa, são fatores importantes no estudo da corrupção, entende-se que a dimensão administrativa apresenta grande potencial de reduzir a vulnerabilidade de corrupção em especial pela ampliação da capacidade de gestão, gestão por resultados, eficiência e melhoria institucional da gestão pública
Esta pesquisa está centrada na dimensão administrativa da corrupção e na abordagem de governança. Mais especificamente, pretende-se estudar mecanismos de governança eletrônica aplicados em um contexto de gestão (portanto, sem utilizar dimensões econômicas, políticas ou legais) que possam reduzir as brechas de para reduzir os índices de corrupção. Uma vulnerabilidade é a possibilidade de um incidente indesejado ocorrer caso não tenha medidas para evitá-lo (VANCE, SIPONEN e PAHNILA, 2012). A pesquisa está focada no setor público e inserida no âmbito administrativo.
Krishnan, Teo e Lim (2013) citam que há um interesse crescente sobre o papel e a contribuição da governança, buscando a redução dos níveis de corrupção, a prosperidade econômica e a redução da degradação das nações, e esta é uma das razões pelas quais a governança eletrônica tem se tornado parte das discussões de pesquisadores e practitioners. Uma das principais razões para a falta de atenção acadêmica e de pesquisa dada à corrupção é a natureza omnipresente e sub-reptícia de sua manifestação no trabalho do governo (HERZFELD e WEISS, 2003).
A pesquisa tem um propósito qualitativo, com uma abordagem exploratória e analisando dados secundários. Uma revisão sistemática de literatura foi realizada com artigos científicos publicados em periódicos indexados nas bases mais importantes na área de Ciências Sociais e Sociais Aplicadas. As bases de dados da área foram contempladas para atender a busca por “corrupção e Brasil” e também “Corruption and Brazil”, devido a possibilidade de publicações a respeito do assunto na língua inglesa.
Por meio da revisão sistemática de literatura, um conjunto de dez causas da corrupção no Brasil foram identificadas. Estas causas foram identificadas a partir de leitura integral em 87 artigos científicos. As categorias de causas da corrupção Impunidade, Burocratização e Fatores Culturais, foram os que mais apareceram nos artigos analisados, com respectivamente 22, 18 e 15 artigos, que correspondem a quase 40% das raízes e causas da corrupção. A partir destas causas, procedeu-se a uma discussão de qual o papel da TI na redução dos níveis de corrupção.
Detectou-se diferentes dimensões para corrupção no país, sendo as principais as dimensões administrativas e políticas. O estudo revelou ainda que os fatores comportamentais, os processos e procedimentos excessivamente burocráticos são os principais motivadores para que a ampliação de vulnerabilidade à corrupção. Os autores identificaram ainda que nas raízes e razões da corrupção no Brasil, encontram-se questões relativas e a falta de responsabilização, sentimento de injustiça e impunidade, bem como os aspectos culturais das instituições públicas.
KRISHNAN, Satish; TEO, Thompson SH; LIM, Vivien KG. Examining the relationships among e-government maturity, corruption, economic prosperity and environmental degradation: A cross-country analysis. Information & Management, v. 50, n. 8, p. 638-649, 2013. FILGUEIRAS, Fernando. A tolerância à corrupção no Brasil: uma antinomia entre normas morais e prática social. Opinião Pública, v. 15, n. 2, p. 386-421, 2009. PEREIRA, José Matias. Reforma do Estado e controle da corrupção no Brasil. Revista de Administração Mackenzie, v. 4, n. 1, 2008.